Farmácia de Medicamentos Especiais atende em horário diferenciado antes de trocar de endereço

Farmácia de Medicamentos Especiais,na capital, passa atender na avenida Azenha, 295, a partir de segunda (12/12)
Foto: Cristine Rochol/PMPA

Em seu último dia de operação na Avenida Borges de Medeiros, a Farmácia de Medicamentos Especiais, em Porto Alegre, vai atender em um horário diferente. Nesta sexta-feira (9), o local na esquina da Rua Riachuelo, no centro da cidade, vai funcionar das 7h às 15h. A partir da segunda-feira (12), a farmácia passará a operar na avenida Azenha, 295. O motivo da alteração é a transferência da gestão do serviço da Secretaria Estadual da Saúde (SES) para a Secretaria de Saúde de Porto Alegre.

Tu viu?

Lei que proíbe consumo de álcool em locais públicos é aprovada em Santa Maria
1º Festival Internacional da Gaita vai reunir mais de 40 atrações em Barra do Ribeiro

Conforme o Governo do Estado, a mudança no horário de atendimento ao público será necessária para o encerramento do inventário da unidade. Nos demais dias, o funcionamento ocorre normalmente, das 8h às 17h, já no novo endereço. No local atual são atendidas mais de 23 mil pessoas. A ideia é de que o novo ponto traga melhorias à população.

No novo endereço da Farmácia de Medicamentos Especiais traz melhorias

A farmácia contará com maior espaço de espera, com capacidade para 60 lugares, além da ampliação no número de guichês de quatro atualmente para 10. O local terá o nome modificado, passando a chamar-se Centro Logístico de Medicamentos Especiais. Além disso, o novo prédio atenderá as questões de acessibilidade e conforto ao usuário. Também há uma maior área de estoque, o que permitirá que os abastecimentos possam ocorrer de forma mais espaçada. A farmácia terá ainda consultórios para reforço do cuidado farmacêutico que já ocorre por teleatendimento.

O processo de municipalização do serviço foi iniciado em 2021. Porto Alegre era o último município onde a SES possuía farmácia própria. Nas demais cidades, os medicamentos adquiridos pelo Estado são distribuídos aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) nas farmácias da rede municipal.

Atendimento online da Farmácia de Medicamentos Especiais não sofre alterações

A SES informou que não haverá mudança em relação ao serviço online do Farmácia Digital, que seguirá no site. No portal, é possível consultar os medicamentos disponibilizados pelo SUS que são de responsabilidade do Estado. Alguns podem ser solicitados de forma digital, sem necessidade de que o usuário se desloque até a Farmácia de Medicamentos Especiais, seja em Porto Alegre ou em outro município. Até 9 de dezembro, o telefone de contato com a farmácia é o (51) 3288-7902.