1º Festival Internacional da Gaita vai reunir mais de 40 atrações em Barra do Ribeiro

Festival Internacional de Gaita acontece entre os dias 9 e 11 de dezembro em Barra do Ribeiro
Foto: Divulgação/Fábrica de Gaiteiros

Um evento musical que dura três dias e onde a atração principal é um instrumento. Este é o Festival Internacional da Gaita, que acontece de 9 a 11 de dezembro, na cidade de Barra do Ribeiro, na Costa Doce do Rio Grande do Sul. A primeira edição do evento pretende fomentar, difundir e celebrar o instrumento símbolo do Estado. As apresentações acontecem ao ar livre, na beira do Lago Guaíba, com entrada gratuita.

Tu viu?

Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$115 milhões

Em desafio por garrafa de cachaça, homem fica entalado em árvore em Alegrete

O festival é organizado pela Fábrica de Gaiteiros, comandada por Renato Borghetti, e vai contar com cerca de 40 apresentações musicais. Nomes consagrados do circuito musical e artistas importantes do instrumento como Oswaldinho do Acordeon, Luizinho Calixto, Luiz Carlos Borges, Gilberto Monteiro e Lívia Mattos estão entre as atrações. Além disso, instrumentistas de fora do país também terão seu espaço no evento, de países como o Chile, Argentina e Suíça. 

Projeto de Renato Borghetti forma alunos em gaita de oito baixos

Conforme Projeto de Lei 112/2010, a gaita é considerada instrumento símbolo do Rio Grande do Sul e a cidade de Barra do Ribeiro é instituída como Terra da Fábrica de Gaiteiros, conforme Lei 15320. A legislação ainda reconhece o Instituto Renato Borghetti de Música e Cultura, conhecida como Fábrica de Gaiteiros, como de relevante importância para a educação musical, turismo e a cultura rio-grandense.

A Fábrica de Gaiteiros é um projeto de Renato Borghetti que forma alunos em acordeão diatônico. O instrumento é conhecido popularmente na região sul do Brasil como gaita de oito baixos. A iniciativa atua nos municípios gaúchos de Guaíba, Barra do Ribeiro, Porto Alegre, Tapes, Butiá, São Gabriel, Bagé e Lagoa Vermelha. Em Santa Catarina tem operações nas cidades de Lages e Blumenau, com a participação de centenas de crianças e adolescentes entre 7 e 15 anos.

Outro aspecto importante do projeto está ligado ao conceito socioambiental do instrumento, confeccionado com madeira certificada de eucalipto, proveniente de plantios renováveis.

Confira a programação do Festival:

Conheça algumas atrações do festival de gaita: