De craque a vilão em eliminações: os altos e baixos de Edenilson no Inter

Foto: Ricardo Duarte/Internacional

Edenilson está de despedida do Inter. Após cinco anos no clube, o volante deixa o Beira-Rio sendo alvo de polêmicas em uma passagem marcada por altos e baixos. Relembre a trajetória e os números de Edenilson com a camisa colorada.

Tu Viu?

Inter faz consulta por Rafael Navarro, atacante do Palmeiras

Incêndio no Taim foi o maior da história da Estação Ecológica

Edenilson chegou ao Internacional no dia 30 de março de 2017, emprestado pelo Genoa (Itália) para a disputa da Série B. Realizando uma boa campanha no acesso do Colorado, foi contratado em definitivo em julho de 2018, quando chegou ao final do seu contrato com o clube italiano.

Desde então, tornou-se parte central do time, sendo titular absoluto. Na campanha do Brasileirão de 2018, Edenilson participou de 33 jogos como titular. Sob o comando de Odair Hellmann, a ascendência do jogador se misturava com a ascensão do time e logo na primeira temporada no retorno à elite do futebol brasileiro, o Internacional ficou entre os três primeiros.

Em 2019, o Inter foi ainda mais longe. Além de chegar até as quartas de final da Libertadores, o clube bateu o Cruzeiro por 4 x 0 no agregado para chegar na final da Copa do Brasil e ter a oportunidade de voltar a conquistar um título nacional desde 1992. Mas, na derrota de 2 x 1 para o Athletico-PR em pleno Beira-Rio, Edenilson foi um dos personagens da eliminação ao tomar, junto com Sóbis, um drible desconcertante de Cirino que ocasionou em gol da equipe paranaense. 

A temporada seguinte seria a melhor da vida do jogador. Tanto na equipe de Coudet quanto na de Abel, Edenilson exercia o papel de liderança na tática e no vestiário, tanto que passou a portar a braçadeira de capitão. Com ótimos números na temporada, ajudou o Inter a chegar nas rodadas finais como favorito ao título do Brasileirão. Por ironia do destino, a bola do jogo, do título e de 41 anos de angústia caiu em seus pés após o Flamengo já ter sido derrotado pelo São Paulo. O resto já se sabe.

As boas atuações do volante até o levaram a ser convocado para a Seleção Brasileira, mas sua relação com a torcida começou a desandar a partir daí. Maior símbolo do fracasso colorado no vice do Brasileirão, o jogador também foi o centro das atenções nas eliminações precoces na Copa do Brasil de 2021 e 2022, para o Vitória e o Globo, respectivamente.

Mas a gota d’água para a torcida colorada foi a eliminação para o Melgar, nas quartas de final da Sul-Americana de 2022. Diante de um adversário inferior, o Internacional não conseguiu a classificação nos 180 minutos de jogo e foi para os pênaltis com a equipe peruana. Edenilson, conhecido por ser um bom cobrador, desperdiçou a sua batida na eliminação do Inter.

Edenilson agora está prestes a se juntar ao Atlético Mineiro. Pelo Internacional, o jogador disputou 306 jogos, marcou 48 gols e forneceu 32 assistências. O jogador deixa o clube sem ter conquistado títulos.