Chuva causa estragos em 10 municípios do litoral catarinense

Balneário Camboriú foi atingida pelas fortes chuvas desta terça-feira (20)
Foto: Divulgação/PMBC

Fortes chuvas voltaram atingir o estado de Santa Catarina nesta semana. No último relatório, divulgado às 11 horas desta quarta-feira (21), pela Defesa Civil catarinense (DCSC), até o momento 10 municípios registraram estragos causados pela chuva. São eles: Tigrinhos, Pomerode, Luiz Alves, São José do Cerrito, Jaraguá do Sul, Ilhota, Itapema, Porto Belo, Penha e Camboriú. 

Tu viu?

Salário mínimo regional terá aumento de 10,6%

Capital gaúcha não registra assaltos no transporte coletivo em novembro

As cidades de Navegantes, Barra do Sul, Balneário Camboriú, emitiram decretos de Situação de Emergência. Conforme o relatório, são 43 desabrigados, localizados em Camboriú e Barra Velha, e 22 desalojados, sendo 20 somente em Camboriú.  Dois óbitos já foram registrados – duas adolescentes que estavam dormindo foram vítimas de um deslizamento de terra, em Camboriú. O governo do Estado informou que as equipes de apoio se mantêm mobilizadas no atendimento às ocorrências.

Balneário Camboriú inicia mutirão de limpeza das ruas 

Ainda na noite de terça-feira (20), a força-tarefa para a limpeza das vias que foram atingidas pelos alagamentos durante o dia em Balneário Camboriú foi iniciada. As equipes da prefeitura realizaram o trabalho pelo Bairro dos Estados, um dos mais atingidos, e continuaram em outras localidades. As equipes também trabalharam na Praia Central, local onde as fortes chuvas formaram valas na faixa de areia.

Os trabalhos de limpeza incluem a retirada da lama e entulhos das vias, a varrição e a lavação do asfalto. Nas ruas, o mutirão encontrava muito lixo, como madeiras, restos de mobiliários e galhos.

O mutirão também ocorreu no trecho próximo da Barra, e serviu para retirar troncos e sujeiras que acumulam e atrapalham o fluxo do rio. Esse trecho, ainda está assoreado e compreende a segunda etapa da obra de limpeza, dragagem e adequação da calha, que não foi executada pois aguarda o licenciamento do Instituto do Meio Ambiente (IMA).

Mais chuva em Santa Catarina? Confira a previsão do tempo:

Conforme o governo catarinense, a previsão indica o enfraquecimento das chuvas nesta quinta-feira.  Nas áreas litorâneas e no Vale do Itajaí a circulação marítima ainda provoca chuvas rápidas, que intercalam com períodos de melhoria. Por conta das chuvas dos últimos dias, ainda há risco para ocorrências como deslizamentos. O amanhecer de quinta-feira fica com temperaturas de 15 a 21°C no litoral e de 11 a 16°C nas demais áreas. As máximas podem variar de 27°C a 32°C no Grande Oeste e de 23°C a 26°C nas demais regiões. 

Na sexta-feira (23), a circulação marítima segue bastante enfraquecida, mas ainda provocando chuvas rápidas e variação de nuvens entre a região da Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte.