Capital gaúcha não registra assaltos no transporte coletivo em novembro

Nenhum assalto foi registrado no transporte coletivo de Porto Alegre no mês de novembro Cesar Lopes/PMPA
Foto: Cesar Lopes/PMPA

A capital gaúcha não registrou assaltos no transporte coletivo no mês de novembro deste ano, conforme a prefeitura de Porto Alegre. Os números divulgados nesta segunda-feira (19) mostram a tendência de queda no percentual de delitos cometidos nos ônibus da cidade. No mesmo mês, no ano passado, foram seis assaltos registrados. A redução também aparece no mês de outubro deste ano, com apenas um assalto  verificado, contra três ocorrências no mesmo mês em 2021. 

Tu viu?

Atleta da Sogipa conquista duas medalhas em torneio internacional de tênis no Uruguai

Com proposta única, Corsan é vendida por mais de R$ 4 bilhões

Desde janeiro deste ano, foram registradas 40 ocorrências nos ônibus de Porto Alegre, um número 33% menor do que o verificado no mesmo período de 2021. No ano passado foram 60 ocorrências do tipo. O dado é comemorado pela administração municipal e considerado histórico pelo Fórum Transporte Seguro, composto pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Brigada Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, empresas de ônibus e entidades ligadas ao transporte coletivo. 

Força-tarefa contra roubos no transporte coletivo

A força-tarefa da Polícia Civil e Brigada Militar contra roubos no transporte coletivo, criada em 2016, apresentou uma queda significativa nos índices. Desde a criação, a queda acumulada é de 95% nos assaltos a ônibus, com base nos dados anuais até 2021. Para o gerente de Fiscalização e Transportes da EPTC, Luciano Souto, com a diminuição verificada no decorrer de 2022, é esperado um dado mais positivo. “O resultado apresentado, de zero assaltos no transporte coletivo no mês de novembro, demonstra novamente a importância do trabalho integrado em que a EPTC, as Forças de Segurança e demais órgãos envolvidos realizam ao longo dos anos. É uma redução muito expressiva e faz com que possamos oferecer um serviço mais seguro e tranquilo aos usuários do transporte público”, concluiu.

Ocorrências ano a ano

2016 –  915 assaltos

2017 –  612 assaltos 

2018 –  400 assaltos 

2019 –  191 assaltos

2020 –  140 assaltos 

2021 –  61 assaltos 

2022 –  40 assaltos até novembro

Para os especialistas do Fórum do Transporte Seguro, que reune forças de segurança e associações de transporte, esta redução evidencia que Porto Alegre realiza um trabalho pioneiro em termos de segurança no transporte coletivo.