Unidade da Uergs será fechada em Montenegro

Unidade da Uergs será fechada em Montenegro
(Foto: Divulgação / Uergs)

O campus da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) em Montenegro, no Vale do Caí, está com os dias contados. A partir de 2023, o ingresso de alunos nos cursos de Artes Visuais, Dança, Música e Teatro será feito somente na Capital. Estudantes que já estão cursando poderão concluir as graduações na unidade montenegrina até 2026.

O problema

Ainda em julho, a gestão da Uergs divulgou nota sobre a situação do campus II da Universidade, que inclui as unidades de Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Encantado, Montenegro, São Francisco de Paula e Vacaria. O documento fala em reestruturação e reposicionamento das sedes, além de apontar dificuldades na manutenção das aulas no Vale do Caí.

Dentre os entraves citados estão o aluguel do prédio, a falta de espaço e a precariedade do transporte coletivo, que perdeu linhas de ônibus. À época, a Prefeitura de Montenegro ofertou uma área para que a universidade instalasse uma sede própria. Todavia, a Uergs negou a proposta, alegando falta de recurso para a construção.

Tu viu?

Pescadores de São Lourenço do Sul encontram palometas na Lagoa dos Patos
Edenilson, do Inter, pode ir para o Santos a pedido de Odair Hellmann

No final de outubro, o Conselho Superior da Uergs aprovou a transferência dos cursos de Artes, oferecidos em Montenegro, para Porto Alegre. A nota, assinada pelo reitor Leonardo Alvim Beroldt da Silva, destaca as dificuldades citadas em julho, mencionando, ainda, a evasão e a ociosidade de vagas.

Unidade da Uergs em Montenegro

O valor anual do aluguel da unidade montenegrina varia de R$500 a R$600 mil. O local funciona junto à Fundação Municipal de Artes (Fundarte), desde 2001.

Até julho deste ano, a unidade abrigava 66 alunos de Artes Visuais, 52 de Dança, 103 de Música e 79 de Teatro, todos moradores dos vales do Caí, Paranhana, Sinos, Taquari e região. Além das atividades de graduação, a unidade oferece cursos de pesquisa, extensão e pós-graduação.

A reitoria garante que as turmas em andamento permanecerão utilizando a unidade, até a formatura. Dessa maneira, a Uergs Montenegro deve fechar suas portas, oficialmente, em 2026.

Abaixo-assinado

A Fundarte lançou, na ultima quarta-feira (16) um abaixo-assinado on-line pedindo a permanência da Uergs em Montenegro. Conforme a entidade, o objetivo é alcançar, até o final da semana, cinco mil assinaturas de apoio. O documento pode ser acessado aqui.

O abaixo-assinado fará parte de uma carta, enviada pela Fundarte, ao reitor interino, Fernando Garagna, com o pedido para manter a unidade dos cursos de Artes na cidade. A Prefeitura de Montenegro e os vereadores também receberão o documento.