Tite anuncia convocados para a Copa do Catar

Nesta segunda-feira (7), o técnico Tite convocou os 26 atletas que vão disputar a Copa do Mundo do Catar.

O esquadrão canarinho está formado! A Seleção Brasileira foi convocada para a Copa do Mundo do Catar, nesta segunda-feira (7). O técnico Tite anunciou a lista dos 26 jogadores, no auditório da sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. A surpresa entre os convocados é a presença do lateral Daniel Alves e Gabriel Martinelli entre os convocados para a Copa 2022. Uma grande dúvida, por parte da torcida, também foi respondida: Pedro vai para a Copa!

Tu Viu?

Bebeto Alves morre em Porto Alegre aos 68 anos
Ídolos de Grêmio e Inter ganham novas placas de ruas de Porto Alegre

Confira os 26 convocados da Copa 2022

Goleiros: Alisson (Liverpool), Ederson (Manchester City), Weverton (Palmeiras)

Defensores: Thiago Silva (Chelsea), Marquinhos (PSG), Éder Militão (Real Madrid), e Bremer (Juventus)

Laterais: Daniel Alves (Pumas), Danilo (Juventus), Alex Telles (Sevilla) e Alex Sandro (Juventus)

Meio-campistas: Casemiro (Manchester United), Fabinho (Liverpool), Fred (Manchester United), Bruno Guimarães (Newcastle), Lucas Paquetá (West Ham) e Everton Ribeiro (Flamengo)

Atacantes: Neymar Jr. (PSG), Raphinha (Barcelona), Antony (Manchester United), Vinicius Jr. (Real Madrid), Rodrygo (Real Madrid), Richarlison (Tottenham), Gabriel Jesus (Arsenal), Pedro (Flamengo) e Gabriel Martinelli (Arsenal).

A lista foi anunciada pouco depois das 13h, para um auditório lotado de jornalistas. Tite acabou com a curiosidade de milhões de torcedores, e trouxe uma relação sem grandes surpresas, já que vinha trabalhando esses nomes desde o último Mundial, em 2018. Como de costume, após o anúncio da lista acontece a entrevista coletiva com o técnico da seleção e os membros da comissão técnica. 

Coutinho fora da relação

A lista para a Copa do Mundo do Catar já contava com uma ausência certa: Philippe Coutinho. O jogador, que foi titular da amarelinha no mundial de 2018, sofreu uma lesão muscular durante um treinamento para a disputa do Campeonato Inglês. A comissão de Tite foi informada pelos médicos do Aston Villa de que o atleta não vai se recuperar a tempo de disputar a competição.  Após a partida deste domingo (6), o técnico Unai Emery confirmou que o brasileiro ficaria fora por algumas semanas.

Tem gaúcho na lista dos convocados para a Copa 2022

Raphinha é um dos gaúchos na lista de Tite (Foto: Divulgação/CBF)

Prestes a completar 26 anos de idade, em dezembro, o atacante canhoto gaúcho, que passou pelo Leeds United, da Inglaterra, e hoje está defendendo as cores do Barcelona, na Espanha, vai jogar uma Copa do Mundo pela primeira vez.

Raphael Dias Belloli, conhecido como Raphinha, nasceu em Porto Alegre, foi criado na Restinga, na Zona Sul da cidade, e começou a jogar no projeto social chamado Udinese Futebol Clube. Ele tentou iniciar a carreira profissional no Grêmio, e também no Inter, porém não conseguiu ser aprovado em nenhum dos clubes. Sem espaço nos times do Rio Grande do Sul, buscou uma oportunidade em Santa Catarina. Jogou pelo Avaí, onde chamou a atenção do ex-jogador e empresário Deco, que o levou para a Europa. 

Além de Raphinha, o goleiro Alisson, e o lateral Alex Telles também têm o solo gaúcho como casa. O experiente goleiro, que surgiu em 2013, no Internacional, disputou o Mundial de 2018. Ele também foi campeão da Copa América 2019, sofrendo apenas um gol na competição. De Novo Hamburgo para o mundo, Alisson é titular absoluto da Seleção Brasileira e do Liverpool, na Inglaterra.

Nascido em Caxias do Sul, na Serra, e formado nas categorias de base do Juventude, Telles teve destaque no Grêmio, e depois assinou contrato com o Galatasaray, da Turquia. Ele também jogou pela Inter de Milão, Porto, fecha contrato com o Manchester United e atualmente está emprestado ao Sevilla, da Espanha.

Convocados de Tite seguem para o Catar

O calendário oficial da seleção brasileira na Copa do Mundo do Catar começa na próxima semana. No dia 14 de novembro, os convocados de Tite se apresentam em Turim, na Itália, para o início da preparação. No dia 19, o grupo de atletas brasileiro vai partir rumo ao Oriente Médio, com destino a Doha, no Catar. Os treinamentos em solo catariano iniciam já no dia 20, e seguem até dia 23. O Brasil estreia no Mundial no dia 24 de novembro, às 16h (de Brasília), contra a Sérvia.