Saiba os nove jogadores que retornarão ao Grêmio após empréstimo em 2023

Após garantir o retorno para a Série A, o Grêmio já planeja os primeiros passos para a próxima temporada 2023. As negociações ainda dependem do desfecho da eleição para presidente no próximo sábado. Contudo, alguns jogadores devem retornar de empréstimo e podem ser opções para o ano que vem. Confira:

Quem são eles:

Ao todo, nove jogadores devem se reapresentar no dia 7 de dezembro no CT Luiz Carvalho para iniciar a pré-temporada do Tricolor

  • Darlan: emprestado no início da temporada para o Juventude, o meia foi pouco utilizado durante a disputa da Série A e foi repassado para a Chapecoense em agosto. No ano, atuou em 27 jogos somando sua passagem pelas duas equipes e teve apenas 1 assistência;
  • Elias: com futuro ainda indefinido por conta das negociações envolvendo o New York Red Bulls, Elias integrou o elenco da equipe americana no meio do ano. Nos Estados Unidos, disputou 7 partidas e acabou marcando 2 gols além de 1 assistência, o que despertou interesse por parte da equipe.
  • Guilherme Azevedo: atuando pelo Criciúma desde fevereiro, o atacante participou de apenas 11 jogos na temporada, sendo 7 deles pela segunda divisão do Campeonato Catarinense. Guilherme retorna ao Grêmio sem ter marcado gols e com uma média baixa de minutos por partida.
  • Guilherme Guedes: emprestado para a Chapecoense no início da temporada, o lateral-esquerdo não chegou a disputar nenhuma partida da Série B, principal competição no calendário da equipe catarinense. Ao todo, jogou apenas 5 partidas, sendo 4 delas pelo estadual catarinense.
  • Jean Pyerre: talvez o principal nome entre os retornos do Grêmio, Jean Pyerre não conseguiu se firmar no Avaí. Desde abril na equipe, participou de 23 jogos do Brasileirão, apenas 6 deles entre os titulares. Pelo time catarinense, anotou 1 gol em todo o período.
  • Isaque: desde julho emprestado para o Guarani, o meia-atacante se tornou uma peça importante na disputa do Bugre na Série B. Participando de 20 partidas pela equipe, foi titular em 18 delas e marcou 3 gols, além de fornecer uma assistência.
  • Ricardinho: após retornar de empréstimo do CS Marítimo, de Portugal, Ricardinho passou a integrar o elenco do Atlético Goianiense a partir de julho. O jogador retorna ao Grêmio após ser utilizado em 9 partidas, sem marcar gols.
  • Rodrigues: foi emprestado na metade do ano, para o San José Earthquakes e atuou em 7 partidas até o momento. O zagueiro vive situação parecida com a do atacante Elias, que foi para New York Red Bulls, e aguarda um retorno do clube estadunidense para saber se haverá a opção de compra.
  • Sarará: emprestado ao Avaí no meio do ano, o meia de 20 anos participou de 7 jogos na disputa da Série A, sendo titular em 5 deles. Ele retorna ao Grêmio sem participações em gols no período.

Quem deve ter chances no próximo ano:

Entre os atletas que irão retornar, o clube ainda deposita confiança no futebol do meia Jean Pyerre. O jogador foi emprestado ao Avaí para disputar o Campeonato Brasileiro deste ano, mas não deve ser comprado pela equipe.

Outro nome que pode compor o elenco é o zagueiro Rodrigues, que está no Brasil e aguarda se o San José Earthquakes irá exercer a opção de compra. Com a indefinição na renovação de contrato de Kannemann e a falta de opções na defesa, o atleta pode voltar a ter espaço no time.

Quem deve ser negociado ou emprestado novamente:

O atacante Elias Manoel deve ter sua saída em definitivo, após o New York Red Bulls ativar a opção de compra. Segundo a reportagem de Gaúcha ZH, o clube apresentou uma proposta de 1,2 milhão de dólares (R$ 6,19 milhões), pela aquisição em definitivo do atleta. Até o momento, o Grêmio não respondeu ao New York Red Bulls.

Os demais atletas devem ser repassados novamente até o final de contrato com o clube. Como nenhum jogador se destacou em outras equipes, o Grêmio deve entender que não serão necessários na reestruturação de elenco para 2023.