Promessômetro: o que Odorico e Guerra prometeram na eleição para presidente do Grêmio?

O Grêmio deu início oficial ao processo de eleição à presidência do clube para os próximos três anos na noite desta segunda-feira (7). Com votação limitada a membros do Conselho Deliberativo, os candidatos Odorico Roman (Chapa 1) e Alberto Guerra (Chapa 2) avançaram para o segundo turno, que terá votação aberta aos sócios, que ocorre no próximo sábado (11).

As duas chapas dependiam da aprovação do Conselho para oficializarem a disputa, precisando alcançarem a marca de ao menos 20% dos votos cada. No total, 307 membros participaram da votação: Guerra fez 56% dos votos, e Odorico, 41% (3% votaram em branco).

Os dois candidatos levantam a bandeira de oposição e já planejam um caminho de mudanças caso sejam eleitos. Confira:

Alberto Guerra

  • Novo executivo de futebol: Guerra planeja contratar Rodrigo Caetano, que já passou pela dupla Gre-Nal e hoje está no Atlético-MG.
  • Criação de novo departamento: em depoimento à GZH, o candidato revelou insatisfação com a parte de preparação física e estrutura do departamento médico do clube. Além de propor a reformulação deles, o representante da Chapa 2 falou sobre a intenção de criar um departamento próprio voltado à “ciência e saúde”.
  • Reforços: para a temporada de 2023, Alberto Guerra tem a intenção de realizar ao menos três contratações de peso para compor a equipe em seu retorno à elite do futebol brasileiro. Um dos nomes cogitados seria o de Roger Guedes, atacante do Corinthians, que teria a possível transferência facilitada pelo fator de ser gaúcho e identificado com o Grêmio.
  • Match day: com a qualidade dos serviços da Arena muito questionados, Alberto Guerra comentou em entrevista à GZH que o clube muitas vezes “se esconde” sobre o assunto e que existem alternativas sob responsabilidade do clube para melhorar a experiência do torcedor.
  • Comunicação: o candidato não está satisfeito com o setor de comunicação do clube e busca uma reformulação do departamento. Com objetivo de aproximar os jovens, quer explorar a produção de conteúdo até como uma alternativa de gerar receitas.
  • Reforço de peso: em entrevista à Badeirantes, o representante da Chapa 2 confirmou já ter realizado uma proposta para o atacante Luís Suárez, ídolo do Barcelona que teve uma passagem recente pelo Nacional do Uruguai. Confira a matéria completa aqui.

Odorico Roman

  • Novo CEO: Odorico já tem um candidato para o cargo que hoje é de Carlos Amodeo. Alex Leitão, ex-executivo do Orlando City, deve ser o CEO. Alexandre Mattos é o nome cogitado para executivo de futebol.
  • Comissão técnica permanente: o candidato também pretende integrar uma comissão técnica própria do clube, composta por analistas de desempenho, preparadores físicos e auxiliares que permaneceriam independentemente de eventuais trocas de treinadores.
  • Avaliação do departamento médico: após uma temporada marcada pela insatisfação da torcida em relação ao DM do Grêmio, Odorico sinalizou que pretende reformular o departamento e afirma que já analisa modelos utilizados em outros clubes.
  • Futebol feminino: mesmo com a conquista recente do estadual, o candidato afirma que o investimento de elenco e estrutura para o futebol feminino não é o suficiente e pretende aumentar em três vezes as receitas destinadas para a modalidade.
  • Reformulação da transição: em entrevista ao canal da GZH no Youtube, Odorico falou que a categoria de Transição dos atletas da base para o profissional precisa ser reformulada. Com um número muito alto de atletas e despesas (em torno de R$18 milhões por ano), o candidato pretende reduzir os gastos na área, mas de forma que otimize os investimentos.

Segundo turno

  • Quando: sábado, 12 de novembro, das 10h às 17h
  • Como: votação ocorrerá no formato online e presencial
  • Onde votar presencialmente: Portão A da Arena (acesso pela rampa oeste). Apresentação obrigatória de documento de identidade com foto
  • No formato online, basta acessar o site da votação (disponível aqui), utilizando o CPF ou a matrícula, senha e código SMS enviado para o celular cadastrado.
  • Quem pode votar: todos os sócios maiores de 16 anos participantes do quadro social há mais de dois anos, sem interrupções. Todos devem estar em situação regular com o clube nos últimos 12 meses.
  • Atenção: os sócios que tiverem interesse em participar devem estar com seus dados cadastrais atualizados no Quadro Social até às 23h59 de quarta-feira (9).

Foto: Luciano Amoretti / Grêmio FBPA