Pinto Bandeira, na Serra, conquista primeira denominação de origem de espumantes do Brasil

Foto: Instagram/Vinícola Valmarino

Espumantes produzidos em Pinto Bandeira, na Serra, conquistaram ontem (29) denominação de origem (DO) da bebida, fato inédito a acontecer no Brasil. O processo de obtenção do título junto à Revista da Propriedade Industrial levou cerca de uma década para ser realizado, desde o início do processo por parte da Associação dos Produtores de Vinho de Pinto Bandeira (Asprovinho).

As DOs são comuns no ramo de vinhos e espumantes. A designação é atribuída a uma localidade de vinhos ou espumantes originários e tradicionalmente produzidos numa dada região, cuja qualidade ou características se devem essencial ou exclusivamente aos fatores naturais e humanos do meio geográfico, e também a outros produtos que atendam a esse critério. O Champagne, da França, e a Franciacorta, da Itália, são algumas das mais conhecidas do mundo.

Tu viu?

Presídio de Alegrete não pode receber presos até resolver problemas de estrutura e superlotação
Sisu, Prouni e Fies: MEC divulga calendário 2023

A nova DO passa a ser conhecida como Altos de Pinto Bandeira. O selo é reservado às vinícolas Aurora, Don Giovanni, Geisse e Valmarino, que precisam seguir regras rigorosas de controle, desde o cultivo das uvas até o engarrafamento.

Com 76,6% de sua área em Pinto Bandeira, a DO também contempla uvas plantadas nas cidades de Farroupilha e Bento Gonçalves. A altitude média da região é de 632 metros, com terrenos de relevo ondulado e montanhoso. As temperaturas amenas e a exposição solar da margem esquerda do Vale do Rio das Antas propiciam as técnicas de produção no local.

Como receber o selo?

Para receber o selo de DO Altos de Pinto Bandeira, o espumante precisa ser produzido com uvas chardonnay, pinot noir e riesling itálico, cultivadas em uma área delimitada e conduzidas pelo método de espaldeira.

As uvas têm maturação moderada e composição equilibrada entre acidez e açúcar. Somente após o protocolo, o produto passa por análises laboratoriais e sensoriais e, caso aprovada, recebe o selo.

O projeto de estruturação da DO contou com a parceria de entidades como a Embrapa Uva e Vinho, a Universidade de Caxias do Sul (UCS), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), além do Sebrae Nacional, do Sicredi Serrana e da prefeitura do município.