Sisu, Prouni e Fies 2023: saiba tudo sobre os prazos

Sisu, Prouni e Fies: MEC divulga calendário 2023
(Crédito: Valter Campanato/ Agência Brasil)

O Ministério da Educação anunciou a antecipação das datas de inscrição dos programas de Sistema de Seleção Unificada, o Sisu, do Programa Universidade para Todos, o Prouni, e do Fundo de Financiamento Estudantil, o Fies. Conforme o governo federal, a medida alinha os processos seletivos com os calendários das instituições de ensino públicas e privadas. Todos os processos de inscrição ocorrem exclusivamente pela internet.

Sisu

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é um programa do governo federal, criado em 2010, que tem o objetivo de selecionar estudantes para instituições federais e estaduais de Ensino Superior. Os alunos são escolhidos por meio da nota do Enem.

Calendário Sisu 2023 atualizado

As inscrições vão de 16 a 24 de fevereiro. Já o resultado final sai no dia 28 do mesmo mês. O desempenho do Enem de 2022 é o principal critério de seleção para a classificação dos estudantes. As notas finais do Exame serão divulgadas em fevereiro de 2023.

Como se inscrever
A inscrição, gratuita, deve ser feita no site do Sisu, utilizando CPF e a mesma senha usada no portal do Enem. Em caso de esquecimento, a senha pode ser recuperada por e-mail ou SMS. 

Depois de acessar o sistema, por ordem de preferência, o candidato deve escolher até duas opções de vagas ofertadas pelas instituições participantes. Durante o período de inscrição, o candidato poderá alterar suas opções.

Ainda é possível pesquisar as vagas pelo nome do município, nome da instituição ou nome do curso. A recomendação é consultar quantas vagas estão disponíveis por curso e por modalidade e quais as regras do processo seletivo de cada universidade (como notas mínimas exigidas ou regulamento para cotas sociais).

Prouni

O Prouni (Programa Universidade para Todos) dá a oportunidade para que estudantes de baixa renda, que tenham feito o Ensino Médio em escolas públicas, ingressem em universidades particulares. O programa foi oficializado em 2005 pelo Governo Federal.

Para concorrer a uma bolsa, o candidato precisa ter feito o Enem e obtido média mínima de 450 pontos. Além disso, não pode ter zerado a redação.

Calendário Prouni 2023 atualizado

 As inscrições ocorrem entre 28 de fevereiro e 3 de março. Nesse caso, valem as notas do Enem de 2022 e de 2021. O resultado da primeira chamada sai em 07 a 16 de março, e o da segunda, no dia 21 a 30 do mesmo mês.

Como se inscrever

A inscrição, gratuita, deve ser feita exclusivamente pela internet, Página do Prouni. Ao iniciar a inscrição, o candidato é direcionado para a página do GOV.BR, onde faz o cadastrar. Caso o candidato já possua cadastro, é só fazer o login com CPF e senha.

Ao efetuar a inscrição, o candidato escolhe, em ordem de preferência, até duas opções de instituição, curso e turno, dentre as bolsas disponíveis. Durante o período de inscrição, o candidato pode alterar as opções, sendo considerada válida a última atualização confirmada.

O Prouni calcula a nota de corte (menor nota para ficar entre os potencialmente pré-selecionados) de cada curso, com base no número de bolsas disponíveis, e no total de inscritos. A nota de corte é modificada de acordo com a nota dos candidatos e não é garantia de pré-seleção

Fies

Criado pelo governo federal em 1999, o Fundo de Financiamento Estudantil, o Fies, é um programa do Ministério da Educação (MEC) que dá a oportunidade de ingresso ao ensino superior para estudantes que não têm condições de pagar as mensalidades nas faculdades privadas. Como se trata de um empréstimo, ao concluir o curso, o estudante beneficiário terá de pagar a dívida. 

Calendário Fies 2023 atualizado

As inscrições estarão abertas entre 07 e 10 de março. Podem participar do processo seletivo os estudantes que realizaram alguma edição do Enem desde 2010. O resultado da chamada única será em 14 de março.

Como se inscrever

O primeiro passo é acessar o SisFIES e informar os dados solicitados para cadastro. O estudante receberá uma mensagem de e-mail informando para validação do seu cadastro.

A partir daí, o estudante acessa o sistema do Fies e faz sua inscrição a partir de dados pessoais, do curso e instituição, além das informações sobre o financiamento solicitado.

Após concluir sua inscrição, o estudante deverá validar suas informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), em sua instituição de ensino, em até 10 dias.

Após a validação das informações, e de posse do Documento de Regularidade de Inscrição (DRI), o estudante deverá comparecer ao Agente Financeiro do FIES em até 10 dias, para formalizar a contratação do financiamento.