Milton Nascimento faz último show da carreira no Mineirão

Milton Nascimento faz último show da carreira no Mineirão
(Foto: Reprodução/Instagram)

A lenda se despede dos palcos. Após 60 anos de carreira, um dos maiores compositores da música popular brasileira, Milton Nascimento, encerra sua jornada nos palcos, aos 80 anos de idade. No último domingo (13), no Estádio Mineirão, em Belo Horizonte, ele se despediu dos palcos, no último show da turnê A Última Sessão de Música”. 

Embora dê por encerrada a sua missão de contato direto com o público, Milton não deve se retirar da música. Apesar da saúde frágil, ele promete continuar gravando novas canções.

A apresentação foi transmitida com exclusividade pelo Globoplay.

Confira registros do último show de Milton Nascimento

Tu viu?

Relembre sucessos de Milton nascimento

Longa trajetória na música

Dono de uma voz marcante, e com uma longa história de sucesso, Milton lançou mais de 30 álbuns e gravou com artistas nacionais e internacionais. Ao longo de sua carreira, compôs trilhas para cinema e teatro, e conquistou prêmios importantes, incluindo quatro Grammys.

Entre os grandes sucessos estão canções como Coração de Estudante, que se tornou o hino do movimento Diretas Já, em 1984. Nos anos 90, a música Canção da América emocionou o País ao se tornar tema do funeral de Ayrton Senna.

Sua primeira canção gravada profissionalmente foi Barulho De Trem, em 1962. No ano seguinte, partiu para Belo Horizonte, para estudar Economia. Porém, a paixão pela música prevaleceu.

Nesta época, Milton se envolveu com vários projetos: com Wagner Tiso, ele montou o conjunto Holiday, e gravou um compacto duplo. Com o baterista Paulinho Braga, criou o Berimbau Trio, e com o pianista Marilton Borges, fundou o conjunto Evolusamba.

Foi durante os ensaios na casa de Borges que o cantor conheceu os irmãos Márcio e Lô Borges, além dos músicos Beto Guedes e Fernando Brant, com quem mais tarde formaria o Clube da Esquina.

Os Tempos dos Festivais

Em 1966, ele se mudou para São Paulo. Lá, Milton participou do 2º Festival da Música Popular Brasileira com a canção Cidade Vazia, se classificando em quarto lugar. Em seguida, conheceu Elis Regina, que gravou Canção Do Sal, primeira música do compositor a se tornar nacionalmente conhecida.

Em 1967, Milton teve três canções classificadas no Festival Internacional da Canção: Maria, Minha Fé, Morro Velho e Travessia. Esta última ficou em segundo lugar na competição e ainda o consagrou como o melhor intérprete.

A partir dos anos 70, passou a integrar o jazz e o rock em suas composições, aliando os gêneros aos ritmos tradicionais mineiros, a MPB e a bossa nova. Foi ao longo daquela década que o artista gravou os discos que orientaram toda a sua obra.

Em 1972, Milton Nascimento e Lô Borges lançam o LP duplo Clube da Esquina, acompanhados pelo compositor Márcio Borges e os músicos Tavinho Moura, Flávio Venturini, Beto Guedes, Fernando Brant, Toninho Horta e Wagner Tiso.

O álbum trouxe importantes inovações para a música brasileira, sendo reconhecido internacionalmente e se tornando um dos mais influentes da biografia de Milton Nascimento e da história.

Nele, estão grandes clássicos como Trem Azul, Tudo O Que Você Podia Ser, Nada Será Como Antes e Paisagem da Janela.

Vida registrada no cinema

Em abril de 2021, Milton Nascimento anunciou que a produtora Gullane está preparando uma cinebiografia sobre a sua vida. O projeto ainda está em desenvolvimento.

Enquanto o filme não vem, é possível assistir ao documentário Milton e o Clube da Esquina, disponível na Globoplay.