Exposição celebra 50 anos do Planetário de Porto Alegre

Planetário da UFRGS comemora 50 anos nesta sexta-feira (11)
(Foto: Divulgação/UFRGS)

Após várias atividades que celebraram os 50 anos do Planetário Professor José Baptista Pereira, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, chegou a vez de uma mostra contar a história do local. Aberta ao público, desde 11 de novembro, a Exposição Vivências: 50 Anos do Planetário, em Porto Alegre, recebe visitantes até o dia 30 de dezembro de 2022. O evento remonta momentos da trajetória do local e das pessoas que construíram as memórias do planetário nessas cinco décadas. 

Mais comemorações do Planetário de Porto Alegre

Nesta sexta-feira (11), o Planetário completou 50 anos com a inauguração da cúpula Ary Nienow, com duas sessões, e ingressos gratuitos. Além disso, no dia anterior, nos jardins, houve aula de posturas e respirações conscientes, prática utilizada para estimular o bem-estar e equilíbrio emocional. 

O Planetário de Porto Alegre é uma nave espacial?

O prédio lembra, sim, uma nave espacial no solo, rodeada por jardins, espelho d’água, relógio de sol e rosa dos ventos.  O projeto arquitetônico é de Fernando Gonzales com a colaboração de Walter Bered. Antes da inauguração, mas com as instalações já concluídas, o Planetário recebeu a visita do astronauta estadunidense James Lovell, tripulante da Apollo 13. 

O nome escolhido para o Planetário é uma homenagem ao professor de engenharia da UFRGS, Professor José Baptista Pereira, pelo seu trabalho em prol da astronomia no Rio Grande do Sul. A inauguração ocorreu em 11 de novembro de 1972, no encerramento da XIII Semana de Porto Alegre.