Mural de 50 metros, em homenagem a José Lutzenberger, é inaugurado em Porto Alegre

Mural de 50 metros, em homenagem à José Lutzenberger, é inaugurado em Porto Alegre
(Crédito: Matheus Lopes / Ascom IPE Saúde)

Um mural de 50 metros foi inaugurado na lateral do edifício sede do Instituto de Previdência e Saúde, o IPE, no Centro de Porto Alegre. A pintura retrata o ambientalista José Lutzenberger interagindo com um cardeal, pássaro tradicional do Sul, em tons de verde e azul, e tem a assinatura do artista Kelvin Koubik. O painel levou duas semanas para ser concluído e faz parte das atividades da Virada Sustentável 2022.

Quem foi José Lutzenberger?

O gaúcho de Porto Alegre, nascido em 1926, é um dos mais renomados ambientalistas do País. Formado em agroquímica, nos Estados Unidos, ele ajudou a fundar a Associação Gaúcha de Proteção Ambiental ,e criou a Fundação GAIA. Entre 1990 e 1992, ocupou a Secretaria Especial do Meio Ambiente no governo Collor. Falecido em 2002, o ambientalista também dá ao nome ao Jardim da Casa de Cultura Mario Quintana, na Capital.

Tu viu?

Réveillon de Torres promete a maior queima de fogos dos últimos tempos
Porto Alegre no ranking das 50 melhores pizzarias do mundo

O autor do mural: Kelvin Koubik

Graduado em Artes Visuais pela UFRGS, Kelvin Koubik alterna trabalhos autorais e comerciais. O artista pinta muros desde 2003, já ilustrou diversos livros infantis, realizou projetos de ambientação, decoração e cenografia. Além disso, é membro fundador do Atelier D43, coletivo de pesquisa em desenho, com trabalhos nacionais e internacionais.

“Foi uma experiência incrível, me sinto honrado de ter sido a pessoa escolhida pra fazer isso. É uma responsabilidade imensa, mas quando a família me falou que já estava emocionada em ver o pai eu fiquei muito satisfeito. Essa era minha maior busca,” disse após a inauguração, na última sexta-feira (25).

Veja como foi feita a pintura

Virada Sustentável

A Virada Sustentável é um movimento de mobilização para a sustentabilidade que promove o maior festival sobre o tema no Brasil. A primeira edição ocorreu em 2011, em São Paulo. Desde então, o evento já aconteceu em capitais como Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador e Manaus. A principal ideia é apresentar uma visão positiva e inspiradora sobre a sustentabilidade para a população.