Covid-19: RS começa a vacinação de crianças a partir de seis meses de idade

Covid-19: RS começa a vacinação de crianças a partir de 6 meses
(Foto: Agência Brasil)

Algumas cidades do RS começaram, nesta semana, a vacinação de crianças a partir de seis meses contra a covid-19. Porto Alegre, na Região Metropolitana, São Luiz Gonzaga, na Região das Missões, e Uruguaiana, na Fronteira Oeste, já começaram as imunizações. Aos poucos outros municípios vão compondo a lista, caso de Bagé, na Região Sul, e Passo Fundo, na Região Noroeste.

O primeiro lote, com 48 mil doses da vacina da Pfizer, específicas para crianças de seis meses a três anos incompletos, chegou ao Estado na última sexta-feira (11). Do total de imunizantes, 16 mil foram enviados aos municípios, e o restante será reservado para reforços.

No Rio Grande do Sul, segundo o Governo do Estado, o público total estimado, nessa faixa etária, é de 402 mil crianças. Por isso, neste primeiro momento, serão priorizadas as que possuem doenças crônicas, ou outros quadros clínicos, que representam maior risco de agravamento, ou até de morte, por conta do contágio. 

Tu viu?

Lenda do vôlei, Isabel Salgado morre aos 62 anos
Pelotense é campeão dos Jogos Escolares Brasileiros na natação

Grupo Prioritário

Fazem parte do grupo, considerado prioritário, crianças com as seguintes comorbidades:

Obesidade grave
Pneumopatias crônicas graves
Imunossupressão
Hemoglobinopatia grave
Doenças cardiovasculares
Hipertensão arterial estágio 3
Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo
Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar
Síndromes coronarianas
Miocardiopatias e Pericardiopatias
Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas
Arritmias cardíacas
Cardiopatias congênita
Valvopatias
Hipetensão arterial resistente
Doenças neurológicas crônicas
Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados
Doença renal crônica
Diabete mellitus
Síndrome de Down
Cirrose hepática

Esse grupo prioritário só poderá receber a vacina da Pfizer, cujo frasco tem a tampa de cor vinho – diferente, portanto, das doses destinadas a outras idades. O esquema previsto é de três aplicações: entre a primeira e a segunda, são quatro semanas de intervalo, e, entre a segunda e a terceira, oito semanas

A vacina pediátrica da Pfizer foi aprovada pela Anvisa, e é recomendada pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI), Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

Vacinação em Bagé

A cidade de Bagé, na Região Sul do Estado está imunizando desde ontem (17) crianças com idade entre seis meses e dois anos, 11 meses e 29 dias.

Somente uma unidade de saúde estará realizando a imunização deste público e não é necessário agendamento. O Posto Camilo Gomes estará vacinando os pequenos de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30.

Vacinação em Passo Fundo

Passo Fundo, na Região Noroeste, também já começou a vacinação em crianças menores de três anos. A prefeitura, através de suas redes sociais, informou que devido ao quantitativo de 300 doses enviadas ao município imunizará primeiro crianças com comorbidades. Na cidade novo público-alvo é composto por aproximadamente 8,2 mil crianças.

As vacinas estão sendo aplicadas deste esta quinta-feira e seguirá durante a sexta (18) na Central de Vacinas. O local funciona das 8h às 16h.

Vacinação em Uruguaiana

A primeira cidade do Estado a iniciar a imunização foi Uruguaiana, na Fronteira Oeste, ainda na segunda-feira (14). A cidade recebeu 190 doses, enviadas com foco no número de crianças que se encaixam no público-alvo.

A imunização acontece na Sala de Vacinas do Posto Central, das 8h às 11h e das 14h às 17h. Os pais ou responsáveis devem apresentar a Caderneta de Vacinação e o cartão do SUS da criança.

Outros grupos da campanha contra a Covid-19 são atendidos no Posto Central (ESF 21), nos mesmos horários, de segunda a sexta-feira.

Vacinação em Porto Alegre

Na Capital gaúcha a imunização de bebês a partir de seis meses até três anos incompletos começa nesta quinta-feira (17). No caso de crianças com mais de três anos, a vacinação já ocorre normalmente, independente da condição da saúde.

Dez unidades de saúde oferecem a imunização para essa faixa etária. Todos os postos atendem das 8h às 22h, com exceção da unidade Ilha dos Marinheiros, que funciona das 8h às 17h. 

Santa Marta

Tristeza

Primeiro de Maio

Álvaro Difini

Navegantes

Ramos

São Carlos

Morro Santana

Ilha dos Marinheiros

IAPI

Vacinação em São Luiz Gonzaga

O pequeno município da região das Missões também já anunciou, por meio de nota da prefeitura, que deve iniciar a vacinação ainda nesta semana, após receber, na terça-feira (15), 50 doses do imunizante.

Para evitar perdas técnicas, a imunização dessa faixa etária necessita de agendamento prévio, e será concentrada no Centro de Saúde Lourivaldino Furtado, na Avenida Senador Pinheiro Machado, ao lado da loja Arte Nossa.

Para agendar, os pais ou responsáveis devem buscar a unidade de saúde das 7h às 12h, presencialmente, ou por meio do telefone (55) 3352-9080. A partir do contato, a equipe informa sobre a data de aplicação da vacina.