IPTU de Passo Fundo pode ter desconto de até 20%

(Foto: Prefeitura Passo Fundo)

_____________________________________________

A gente sabe que economizar é muito importante. Pensando nisso, separamos essa dica para os moradores de Passo Fundo, na Região Norte do Estado. A cota única do IPTU de 2023 já está disponível, modalidade que o cidadão tem descontos de até 20%. O documento não será mais enviado em forma de carta, como era a realidade de alguns anos atrás, agora o boleto deverá ser acessado e impresso pelo site da Prefeitura ou aplicativo Cidadão Online Passo Fundo. O prazo para pagamento é de até 4 de janeiro.

Para a consulta e emissão da guia em ambas as plataformas, será necessário inserir o número da economia. Esse dado pode ser conferido em guias de anos anteriores ou com a Secretaria de Finanças.

Tu viu?

Trégua no calorão: previsão de chuva para quase todo o RS
Café com Emprego ofertará mais de 600 vagas em Passo Fundo

Prazos e descontos

Com o pagamento da cota única I, que terá vencimento em 4 de janeiro, proprietários de imóveis comerciais, indústrias e de prestação de serviço, dependendo da situação de cada imóvel, podem receber um desconto de até 20% do imposto.

Já na modalidade cota única II, será possível obter desconto de até 7%, com prazo de até 15 de março para o pagamento. Quem optar por essa cota terá a guia digital e em papel.

No caso de contribuintes que preferirem parcelar o imposto, os carnês serão disponibilizados somente em março do ano que vem. As guias serão encaminhadas pelo Município aos endereços e também ficarão disponíveis no site da Prefeitura.

Novidade

Desde janeiro deste ano, devido à mudança na legislação, a taxa de coleta de lixo passou a ser incluída no valor total IPTU e não está mais tarifada na conta de energia elétrica. O valor do serviço será identificado e cobrado junto com o carnê ou boleto emitido para cobrança do imposto. Para o contribuinte que optar em pagar o IPTU 2023 parcelado, o valor da taxa de lixo estará dividido nas parcelas do carnê do IPTU.