Maconha começa a ser entregue pelo Uber Eats no Canadá

Maconha no Canadá começa a ser entregue pelo Uber Eats
(Imagem: Reprodução/ Leafly Canadá)

A Uber Eats iniciou, na última semana, o serviço de entrega de maconha no Canadá. No país, a erva tem o comércio legalizado, para uso recreativo, desde outubro de 2018. A novidade, oferecida na cidade de Toronto, é fruto de uma parceria entre a empresa de entregas e a Leafly, loja especializada na venda da planta e líder do setor no mercado canadense. O serviço é permitido apenas para clientes maiores de 19 anos, e somente funcionários certificados são habilitados a realizar as entregas.

Tu Viu?

Como funciona? 

– No aplicativo, há a opção de categoria “Cannabis”. Ao entrar no setor, é mostrado um alerta para a necessidade de ter mais de 19 anos para acessar o conteúdo;

– Entrando na loja virtual, o usuário pode escolher algum dos estabelecimentos disponíveis e fazer o pedido; 

– Após a loja aceitar a compra, uma estimativa de tempo para a entrega é estabelecida; 

– O produto é entregue por uma equipe certificada, que confere a idade e a sobriedade do comprador. 

Conforme a gerente da Uber Eats no Canadá, Lola Kassim, a parceria tem como objetivo proporcionar a compra segura da maconha, o que irá ajudar no combate ao mercado ilegal do produto. 

Atualmente, três lojas estão disponíveis pela Uber Eats, em Toronto. Os donos de uma delas, Marissa and Dale Taylor, afirmam que a cooperação com a companhia de entregas é uma boa oportunidade de expandir o pequeno empreendimento que possuem no setor de maconha recreativa. A Leafly atua no mercado da cannabis no Canadá há mais de quatro anos, e apoia mais de 200 empreendedores do setor. 

A Maconha no Canadá

Desde outubro de 2018, a maconha é liberada para uso recreativo no Canadá. Entretanto, isso não significa que o país virou um oba oba canábico. O comércio da planta segue uma série de regras, como o licenciamento das lojas físicas e online pelo governo federal, e tem até pena pesada de prisão pra quem for flagrado dirigindo sob efeito da erva, ou vendendo para terceiros. Os estados, por sua vez, podem ter seu próprio regramento para o comércio.

Em setembro deste ano, o governo canadense anunciou a revisão da legislação. Trata-se de uma análise desses quatro anos, nos quais o consumo recreativo foi regulado. Esse estudo vai analisar, ainda, as reclamações da indústria de cannabis sobre altos impostos, limitações de venda e restrições de propaganda.

Conforme o governo, também será avaliado o impacto da lei sobre os jovens, e se o projeto está indo na direção planejada, de oferecer produtos à base de cannabis regulamentados e de baixo risco.

Pode no Canadá

– Comprar a planta e produtos à base de cannabis em lojas licenciadas pelo governo;

– Comprar a plantas e sementes de maconha pela internet, em sites autorizados;

– Cultivar até quatro plantas para uso pessoal;

– Portar até 30 gramas da erva;

Não Pode no Canadá

– Dirigir sob efeito da erva (multa de 5 mil dólares e até 14 anos de prisão.)

– Fumar em locais onde o tabaco é proibido;

– Exibir o cultivo da planta em público;

– Compartilhar com menores de idade;

– Levar maconha para outro país.