Lula eleito: a repercussão após a confirmação do resultado

Lula foi eleito para o terceiro mandato de presidente neste domingo (30)

Após a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no segundo turno das eleições, neste domingo (30), líderes mundiais e partidos cumprimentaram o presidente eleito. Partidos emitiram notas com saudações ao petista, e legendas mencionaram o compromisso com a democracia. Presidentes dos maiores países da América e da Europa também reconheceram a eleição.

Após o início da apuração, milhares de pessoas começaram a tomar conta das ruas das principais cidades do País. Em Porto Alegre, não foi diferente, e a multidão compareceu com bandeiras, faixas e gritos com o nome de Lula, principalmente na Cidade Baixa.

Tu viu?

Festa na Cidade Baixa com Lula eleito

Apoiadores do presidente eleito tomaram conta das ruas de Porto Alegre – Foto de Leandro Molina

Assim que a vitória de Lula se confirmou, milhares de pessoas tomaram as ruas por todo o Brasil. Nas esquinas e nas praças, agitando bandeiras e gritando o nome do candidato vencedor, os eleitores comemoraram a eleição presidencial mais disputada da história do País.

Em Porto Alegre, a alegria dos apoiadores de Lula foi vista principalmente na Cidade Baixa, na Região Central da cidade. A apuração foi acompanhada em um telão. Ruas como a Lima e Silva, e a República, foram totalmente fechadas pela multidão. Um trio elétrico reuniu os eleitores do novo presidente que, com bandeiras, camisetas e faixas, celebrara a confirmação do terceiro mandato de Lula.

Líderes internacionais manifestam apoio ao presidente eleito

Líderes de vários países parabenizaram o presidente eleito. O ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, parabenizou Lula pelas redes sociais, e disse que “venceu a democracia, venceu o Brasil!”

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, cumprimentou Lula pela vitória por meio de nota.

“Envio meus cumprimentos a Luiz Inácio Lula da Silva em sua eleição para ser o próximo presidente do Brasil por meio de eleições livres, justas e confiáveis. Espero que trabalhemos juntos para continuarmos a cooperação entre os dois países nos meses e anos a seguir”.   

O presidente da França, Emmanuel Macron, afirmou que ambos enfrentarão unidos “muitos desafios comuns”.

O presidente do Chile, Gabriel Boric, também usou o twitter para parabenizar o presidente eleito.

Ao cumprimentar Lula, o primeiro-ministro canadense Justin Trudeau afirmou que “está ansioso para trabalhar” com o futuro presidente.

“O povo do Brasil falou. Estou ansioso para trabalhar com Lula para fortalecer a parceria entre nossos países, entregar resultados para canadenses e brasileiros, e avançar em prioridades compartilhadas, como proteger o meio ambiente. Parabéns, Lula!”

O premiê inglês, Rishi Sunak, também se manifestou no Twitter. Nas primeiras horas desta segunda-feira, ele disse:

” Estou ansioso para trabalhar juntos nas questões que importam para o Reino Unido e o Brasil, desde o crescimento da economia global até a proteção dos recursos naturais do planeta e a promoção de valores democráticos.”

O presidente chinês, Xi Jinping, parabenizou Lula na manhã de segunda-feira (31), segundo a emissora estatal CCTV.

“Estou disposto a trabalhar com o presidente eleito Lula, de uma perspectiva estratégica e de longo prazo, para planejar e promover conjuntamente a um novo patamar a parceria estratégica abrangente entre a China e o Brasil, em benefício dos dois países e seus povos.”

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, também parabenizou o futuro presidente. Em nota no site do Kremlin, Putin disse esperar o fortalecimento dos laços Brasil-Rússia e que o resultado da eleição mostra a “alta autoridade política” de Lula.

Lula recebe manifestações de apoio na América Latina 

Líderes da América Latina se manifestaram, ainda no domingo, cumprimentando o petista. “Viva Lula”, tuitou o colombiano Gustavo Petro, que em junho foi eleito o primeiro presidente de esquerda de seu país.

O presidente argentino, Alberto Fernández, disse no Twitter que a “Sua vitória [de Lula] abre um novo tempo para a história da América Latina. Um tempo de esperança e de futuro que começa hoje mesmo”.

“Parabéns irmão”, escreveu o presidente boliviano, Luis Arce. “Sua vitória fortalece a democracia e a integração na América Latina.”

“A democracia venceu hoje no Brasil”, disse o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, cujos laços com Lula foram frequentemente citados por Bolsonaro para questionar o compromisso do PT com a democracia.

O presidente do Panamá, Nito Cortizo, afirmou esperar que os países continuem “trilhando juntos o caminho da amizade e da cooperação em benefício de nossas nações”.

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, declarou que comemora “a vitória do povo brasileiro” com a eleição de Lula para a Presidência da República.

Partidos parabenizam vitória de Lula e citam democracia

Diversos partidos emitiram notas com cumprimentos à vitória do candidato Luiz Inácio Lula da Silva. As legendas citaram o compromisso com a democracia e sugeriram propostas para trazer de volta a paz ao país. “Que ele seja capaz de pacificar o País, e avance em pautas por mais empregos e renda”, destacou o MDB em nota assinada pelo presidente do partido, deputado Baleia Rossi (SP).

O PDT, legenda do candidato à Presidência Ciro Gomes, disse que a vitória trará esperança de futuro para as crianças e os jovens. “Hoje a democracia venceu! Podemos acreditar em futuro melhor para as crianças e jovens do nosso Brasil! Viva a democracia!”, publicou no Twitter.

Em nota, o PSOL  avaliou que Lula teve votação respeitável e que a vitória representa uma derrota para a extrema-direita e para o orçamento secreto. 

A Federação PSDB-Cidadania cumprimentou Lula e pediu compromisso em reunificar o país. “O presidente agora tem a difícil missão de unificar um país dividido e com graves problemas sociais a serem superados. Sem repetir os erros do passado, precisará de diálogo e responsabilidade para governar”, escreveu o presidente da Federação, deputado Bruno Araújo (PSDB-PE).

O candidato à Presidência pelo Partido Novo, Felipe D´Ávila também cumprimentou o presidente eleito e informou que pretende exercer oposição com responsabilidade. “Seguirei firme defendendo os valores, princípios e propostas que apresentei ao longo da campanha presidencial: combate implacável ao populismo, defesa da livre economia, erradicação da pobreza extrema, prioridade à educação básica, luta para transformar o Brasil em uma potência ambiental”, escreveu D’Ávila.

Arthur Lira diz que decisão é incontestável

Dep. Arthur Lira PP-AL

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou na noite deste domingo (30) que a decisão dos brasileiros de eleger o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como o próximo presidente da República “jamais deverá ser contestada”. “A maioria registrada nas urnas jamais deverá ser contestada e seguiremos em frente na construção de um país soberano, justo e com menos desigualdades”, afirmou.

“Ao presidente eleito, a Câmara dos Deputados lhe dá os parabéns e reafirma o compromisso com o Brasil, sempre com muito debate, diálogo e transparência. É preciso ouvir a voz de todos, mesmo divergentes, e trabalhar para atender as aspirações mais amplas”.

O parlamentar afirmou que o momento é de pacificar o país e construir novos pontos para melhorar a vida dos brasileiros. “É hora de desarmar os espíritos, estender a mão aos adversários, debater, construir pontos, propostas e práticas que tragam mais desenvolvimento, empregos, saúde, educação e marcos regulatórios eficientes. Tudo que for feito daqui para frente tem que ter um único princípio: pacificar o país e dar melhor qualidade de vida ao povo brasileiro”, disse.

Para o presidente do Senado, Lula terá de trabalhar para reunificar o Brasil

O presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), em entrevista coletiva, deste domingo (30),  disse que a Casa está disposta a contribuir em apreciar os projetos do atual governo nos dois próximos meses e a ajudar na transição para o próximo governo. “[Houve] uma clara divisão da sociedade brasileira, por votações quase simétricas, muito próximas umas das outras, para um candidato e para outro candidato. O papel dos novos mandatários é seguramente o de reunificarem o Brasil, buscarem encontrar, através da União, as soluções reclamadas pela sociedade brasileira”, disse o presidente do Senado.

Segundo Pacheco, as instituições devem procurar acalmar os ânimos e conter o ódio e o futuro presidente da República deve governar para toda a sociedade. “Dando um basta ao ódio, à intolerância, ao respeito às divergências, temos um país plural e diverso. O exemplo das instituições é fundamental que sejam dados para que a sociedade brasileira possa se reunir novamente e que o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, possa governar para todos”, continuou.