Cachoeirinha elege Cristian Wasem para concluir mandato de prefeito cassado

Cachoeirinha elege Cristian Wasem para concluir mandato de prefeito cassado
Imagem: Arquivo Pessoal/ Facebook

Os 104.314 eleitores de Cachoeirinha, na Região Metropolitana, escolheram Cristian Wasem, do MDB, para concluir o mandato como prefeito do município. Em segundo lugar, ficou David Almansa, do PT, com 19.430 votos e, em terceiro, Dr. Rubinho , do União Brasil, com 17.430 votos.

Novas eleições foram convocadas na cidade após prefeito e vice eleitos em 2020, Volmir José Miki Breier e Maurício Rogério Tonolher, serem cassados cassados, em abril deste ano, por decisão do Tribunal Regional Eleitoral do RS. Miki Breier também foi declarado inelegível até 2028.

Tu viu?

Por volta das 19h deste domingo (30), Wasem já encaminhava a definição matemática do pleito. Com 100% das urnas apuradas, o candidato do MDB teve 38.987 votos válidos, o equivalente a 51,40 % do total. Cristian vai comandar a administração municipal, junto com o vice-prefeito, Delegado João Paulo, até 2024. Cachoeirinha tem 132 mil habitantes.

Candidatos 

1 – Cristian Wasem Rosa e Del. João Paulo Martins 51,40% . 38.987 votos (MDB/PP/PDT/Republicanos/Avante)

2 –  David Almansa e Ester Ramos 25,62% • 19.430 votos
(PT/PcdoB/PV)/Federação PSOL-REDE)

3 –  Dr. Rubinho e Prof. Jack Ritter – 22,98% • 17.430 votos
(União Brasil/ Federação PSDB Cidadania/Solidariedade/PSC/PTB/PL/Podemos/PSC/Patriota/PRTB)

Tumultos em locais de votação

Apesar da eleição ter transcorrido normalmente dentro dos locais de votação na cidade, do lado de fora, os ânimos de alguns precisaram ser controlados. Segundo GZH, ao menos três confusões, envolvendo eleitores, foram registrados em Cachoeirinha, neste domingo.

Uma delas ocorreu em frente ao maior local de votação da cidade, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Portugal, durante a manhã. Na Escola Técnica Estadual Mascarenhas, segundo maior local de votação, também houve tumulto. Nos dois casos, a Brigada Militar precisou intervir. No fim da tarde, novamente na Escola Portugal, dois eleitores se desentenderam e precisaram ser contidos.

Quem é Cristian Wasem?

Cristian Wasem é filho de uma professora e de um transportador escolar, ambos moradores de Cachoeirinha. Wasem estudou em escolas locais e constituiu família também no município. Conforme a biografia do candidato, ele se dedicou a área do Direito, com o objetivo de auxiliar as pessoas através da prestação de serviço de advocacia.

Em 2017, assumiu o primeiro mandato como vereador de Cachoeirinha. Em 2022, foi presidente da Câmara de Vereadores e, com o afastamento da chapa que governava o município, assumiu a prefeitura em abril deste ano. O prefeito eleito tem 44 anos, é casado e tem dois filhos.

Eleições Suplementares

Conforme a Justiça Eleitoral, as eleições suplementares ocorrem em casos específicos, entre eles, quando há a cassação do mandato do político eleito, em pleito majoritário. Também está prevista a convocação de uma nova eleição, quando os votos nulos ultrapassam 50% da votação para os cargos de presidente da República, governador e prefeito.

Entre Rios do Sul e Cerro Grande foram as outras duas cidades gaúchas que tiveram prefeitos cassados e precisaram eleger novos gestores neste domingo.