Alvaro Decarli é o novo prefeito de Cerro Grande

Alvaro Decarli é o novo prefeito de Cerro Grande
(Imagem: Divulgação )

O município de Cerro Grande, o Norte do Estado, escolheu Alvaro Decarli, do PP, como o novo prefeito, neste domingo (30). Ele assume o gabinete da administração municipal após a cassação de Valmor José Capeletti (PP). Álvaro e o vice Giva Cenci, receberam 1.364 votos, sendo 57,53% do total apurado. O único adversário no pleito era Gilmar Benedette (PDT), que recebeu 1.007 votos, equivalente a 42,47%. Votos nulos registraram 1,77%, e brancos ficaram em 0,42%.

Cerro Grande tem tem 2,2 mil habitantes e 2.579 eleitores registrados, segundo a Justiça Eleitoral.

Tu Viu?

Até quando vai o mandato?

Os candidatos disputaram os cargos deixados pelo prefeito Valmor José Capellet e a vice, Gláucia Regina Brocco, cassados por decisão do Pleno do TRE-RS em abril. O prefeito e vice eleitos, neste domingo, seguem à frente da administração municipal por dois anos, até que novas eleições municipais sejam realizadas, em 2024.

Candidatos

Alvaro Decarli (PP) – 57,53% – 1.364 votos

Gilmar Benedette – 42,47% – 1.007 votos
Federação Brasil da Esperança – Fé Brasil (PT/PC do B/PV) / Federação PSDB/Cidadania (PSDB/Cidadania) / PDT / PSB

Eleições Suplementares

As eleições suplementares ocorrem em casos específicos, conforme a Justiça Eleitoral, entre eles, quando há a cassação do mandato do político eleito, em pleito majoritário. Também está prevista a convocação de um novo pleito, quando os votos nulos ultrapassam 50% da votação para os cargos de presidente da República, governador e prefeito.

Cachoeirinha e Entre Rios foram as outras duas cidades gaúchas que tiveram prefeitos cassados e precisaram eleger novos gestores neste domingo.