Irson Milani é eleito prefeito de Entre Rios do Sul

Irson Milani é eleito prefeito de Entre Rios do Sul
(Imagem: Divulgação / Justiça Eleitoral)

Irson Milani é o novo prefeito de Entre Rios do Sul, cidade do Noroeste do Estado. O candidato do PT foi escolhido pelos mais de 2.600 eleitores da cidade, neste domingo (30). O petista teve 1.311 votos válidos, ou 60,78% da preferência. Ele segue como gestor municipal, até o fim do mandato do prefeito cassado, ou seja, até as próximas eleições em 2024.

O resultado foi confirmado por volta das 17h30. Os votos nulos somaram 16,6% e outros 22,62% foram contabilizados como brancos. A taxa de abstenção foi de 18,67%. Adenilto Conti (PSDB) foi eleito como vice, na coligação PT, PSDB, Cidadania, PC do B, PV, PP, PDT e MDB. A cidade optou por ter apenas uma chapa.

Tu Viu?

O novo pleito foi necessário para reconstruir a gestão da cidade após a cassação do prefeito e do vice, eleitos em 2020.  O TRE-RS proferiu a sentença contra Jairo Paulo Leyter e Auri Luiz Vassoler, em maio deste ano. Além da perda do cargo, Leyter está inelegível até 2028.

Eleições Suplementares

As eleições suplementares ocorrem em casos específicos, conforme a Justiça Eleitoral, entre eles, quando há a cassação do mandato do político eleito, em pleito majoritário. Também está prevista a convocação de um novo pleito, quando os votos nulos ultrapassam 50% da votação para os cargos de presidente da República, governador e prefeito.

Cachoeirinha e Cerro Grande foram outras cidades gaúchas que tiveram prefeitos cassados e precisaram eleger novos gestores neste domingo.