Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
Encerra hoje (9) o prazo para justificar a ausência no segundo turno das eleições de 2022. A falta de justificativa gera uma multa de R$ 3,51, valor que poderá aumentar de acordo com a situação econômica do eleitor. Caso não seja paga, o cidadão ficará impossibilitado de emitir ou renovar passaporte e documento de identidade ou ingressar no serviço público, por exemplo.
Tu viu?
Casa de Cultura Mário Quintana recebe prêmio nacional por ações de acessibilidade
IPTU Porto Alegre: subprefeituras auxiliam na emissão da guia; veja endereços
A justificativa pode ser realizada através da internet ou diretamente em um cartório eleitoral. É necessário apresentar a motivação para a ausência, como declaração de empregador, atestado médico ou comprovante de viagens. Já pessoas que estão fora do Brasil e não votaram podem justificar em até 60 dias após cada turno ou até 30 dias contados da data do retorno ao País.
Faltou? Tem que justificar! É simples e dá pra fazer de várias formas – pelo app e-Título, presencialmente no cartório ou pelo Autoatendimento do Eleitor: https://t.co/p3SGD6YEHI pic.twitter.com/hxbD6MBT7r
— TSE (@TSEjusbr) January 9, 2023
Quem não votar em três eleições consecutivas, não justificar e nem quitar a multa terá sua inscrição cancelada. Esta regra que não se aplica a eleitores com voto facultativo, ou seja, analfabetos, maiores de 16 e menores de 18 anos e maiores de 70 anos, e pessoas com deficiência física ou mental que torne impossível ou dificultoso o cumprimento das obrigações eleitorais.
Como justificar
- Pelo e-Título: disponível em Google Play (Android) ou App Store (iOS);
- Pelo Sistema Justifica;
- Diretamente no Cartório Eleitoral.