Termina nesta segunda-feira prazo para justificar ausência no segundo turno das eleições 2022

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Encerra hoje (9) o prazo para justificar a ausência no segundo turno das eleições de 2022. A falta de justificativa gera uma multa de R$ 3,51, valor que poderá aumentar de acordo com a situação econômica do eleitor. Caso não seja paga, o cidadão ficará impossibilitado de emitir ou renovar passaporte e documento de identidade ou ingressar no serviço público, por exemplo. 

Tu viu?

Casa de Cultura Mário Quintana recebe prêmio nacional por ações de acessibilidade
IPTU Porto Alegre: subprefeituras auxiliam na emissão da guia; veja endereços

A justificativa pode ser realizada através da internet ou diretamente em um cartório eleitoral. É necessário apresentar a motivação para a ausência, como declaração de empregador, atestado médico ou comprovante de viagens. Já pessoas que estão fora do Brasil e não votaram podem justificar em até 60 dias após cada turno ou até 30 dias contados da data do retorno ao País.

Quem não votar em três eleições consecutivas, não justificar e nem quitar a multa terá sua inscrição cancelada. Esta regra que não se aplica a eleitores com voto facultativo, ou seja, analfabetos, maiores de 16 e menores de 18 anos e maiores de 70 anos, e pessoas com deficiência física ou mental que torne impossível ou dificultoso o cumprimento das obrigações eleitorais.

Como justificar