Foto: Divulgação/Internacional
Há exatos 30 anos, Célio Silva cobrava um pênalti e definia o primeiro título da Copa do Brasil para o Internacional. Vem com a gente relembrar a conquista da Copa de 1992, o último título nacional do clube, que completa 30 anos nesta terça-feira (13).
Tu Viu?
Contratações, saídas e volta de emprestados: o mercado do Inter para 2023
UPA Rio Branco, em Canoas, é interditada após raio destruir caixa d’água
No dia 13 de dezembro de 1992, o Internacional, comandado por Antônio Lopes, chegava pressionado para a decisão da Copa do Brasil. Após ser derrotado pelo placar de 2 x 1 no Rio de Janeiro, o clube gaúcho tinha a missão de virar o placar agregado em casa, diante de mais de 45 mil torcedores.
O Inter foi superior durante toda a partida, mas parou todas as vezes nas mãos do goleiro tricolor Jéfferson. O tempo foi passando e a ansiedade aumentando: o 0 x 0 consagrava o Fluminense como campeão. E o gol do Colorado parecia não sair de forma alguma.
Isso até aos 41 minutos do segundo tempo, quando Pinga foi derrubado na área e o árbitro José Oliveira marcou pênalti para o Inter. O principal cobrador, Gerson, já havia sido substituído e ninguém se ofereceu para bater. Foi então que o zagueiro Célio Silva pegou a bola e converteu o pênalti no gol que daria o título inédito para a torcida colorada.
Campanha do Título
A Copa do Brasil de 1992 foi apenas a quarta edição do torneio. Na ocasião, o atacante Gerson da Silva, do Inter, foi o artilheiro da competição com 9 gols. Relembre a trajetória do Colorado rumo ao título:
PRIMEIRA FASE
- Muniz Freire/ES 1 x 3 Internacional
- Internacional 5 x 0 Muniz Freire
OITAVAS DE FINAL
- Corinthians 0 x 4 Internacional
- Internacional 0 x 0 Corinthians
QUARTAS DE FINAL
- Grêmio 1 x 1 Internacional
- Internacional 1 x 1 Grêmio
SEMIFINAL
- Palmeiras 0 x 2 Internacional
- Internacional 2 x 1 Palmeiras
FINAL
- Fluminense 2 x 1 Internacional
- Internacional 1 x 0 Fluminense