Interditada após raio destruir caixa d’água, UPA Rio Branco deve retomar atendimentos até a próxima semana

Foto: Ismael Moreira/SMS

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Rio Branco, em Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre, deve retomar os atendimentos até o dia 23 de dezembro. O local foi interditado no final da tarde de segunda-feira (12), após um raio atingir a caixa d’água da unidade.

O estrago foi grande. Após a queda do raio, a estrutura ficou retorcida e, parte dela, caiu sobre a fachada da UPA. A maior preocupação se deu devido a proximidade com o reservatório de oxigênio do local, que precisou ser esvaziado para evitar uma explosão.

De acordo com a Secretaria de Saúde do município, ainda não há uma estimativa financeira dos danos causados no prédio.

Tu viu?

UFPel promove processo seletivo que aproveita nota do Enem de anos anteriores
Neymar é absolvido de acusações de fraude na Espanha

O fato aconteceu durante um temporal que atingiu a região metropolitana da Capital. De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), choveu 26,2 milímetros em 24 horas na cidade. A velocidade do vento chegou a 64,8 km/h.

No momento em que o raio atingiu a caixa d’água, oito pacientes recebiam atendimento e foram transferidos para outros postos de saúde, como o Mathias Velho e o Boqueirão, além do Hospital Universitário da cidade. Segundo informações do Executivo ninguém se feriu.

Novos locais para atendimento

Até que o local seja liberado, a população deverá procurar atendimento nas UPAs Boqueirão e Caçapava. A Secretaria de Saúde do município estima que o espaço volte a atender pacientes em até duas semanas.

UPA Boqueirão: Avenida Boqueirão, 2900 – Bairro Estância Velha

UPA Caçapava: Rua Caçapava, 201 – Bairro Mathias Velho