Foto: Divulgação/FAB
Fim de mistério! Os estrondos que assustaram moradores do Litoral Norte nesta semana têm uma explicação. As explosões ouvidas foram causados por exercícios de tiros realizados pela Força Aérea Brasileira (FAB). A atividade está planejada para continuar até o dia 18 deste mês.
A confirmação foi dada pela Agência da Capitania dos Portos de Tramandaí, que informou a comunidade náutica, incluindo empresas de pesca e a marinha mercante, sobre a situação.
O exercício de tiros iniciou em 31 de julho e ocorre entre 6h e 18h30min diariamente. A área de realização dos tiros abrange desde Mostardas, no Litoral Sul, até Balneário Gaivota, em Santa Catarina.
Várias ocorrências de estrondos foram relatadas, incluindo sete chamados em Capão da Canoa. Relatos semelhantes também surgiram em Osório, Xangri-lá, Arroio do Sal, Atlântida e Atlântida Sul.
Embora muitos tenham se assustado e até acionado os bombeiros, a Marinha esclarece que essa atividade não apresenta perigo à população. Por isso, não há um comunicado específico para a sociedade em geral.
Por razões de segurança, somente a navegação permanecerá proibida na área que se estende cerca de 30 milhas náuticas, ou seja, entre 50 e 60 quilômetros do Litoral Norte.
Além disso, a Agência da Capitania dos Portos de Tramandaí destaca que, em algumas situações, as aeronaves da Força Aérea podem atingir velocidades superiores a 340 m/s (um pouco mais de 1200 km/h) e romper a barreira do som, gerando um ruído intenso.