(Créditos: Reprodução / RBSTV)
O gosto e o cheiro desagradável da água, percebido por moradores de Porto Alegre, deve começar a melhorar nesta quinta-feira (11). Desde a última segunda (08), o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) aumenta a quantidade de cloro no tratamento da água, o que elimina o risco de contaminação, e ameniza o cheiro e o gosto. Segundo o órgão, o produto está sendo dosado 24 horas por dia. Caso seja necessário, ocorrerá a adição de carvão ativado, como uma segunda linha de ação.
Tu viu?
Laudo técnico indica que ponte pênsil entre RS e SC rompeu por corrosão
Campanha oferece atendimento oftalmológico gratuito para cães em Passo Fundo
O Dmae confirmou, na última terça-feira (09), que a causa para o gosto e cheiro ruins na água tem relação com o período de estiagem. Conforme a análise preliminar, o material orgânico, acumulado nos rios, se misturou às águas do Guaíba, durante a chuva da última semana. A condição foi identificada pelo Painel Sensorial da Qualidade do Departamento Municipal de Água e Esgotos no domingo (07).
Reclamações pelo telefone 156, opção 2.
O Dmae realiza mais de duas mil análises da água, diariamente, para o controle de qualidade.
Problema também na Região Metropolitana
Cidades como Gravataí, Cachoeirinha, Canoas e Guaíba também reclamam de alterações no gosto e no cheiro da água. De acordo com a Corsan, o motivo é o mesmo do registrado na Capital. Apesar do padrão alterado, o órgão reforça a segurança para o consumo.