Campanha oferece atendimento oftalmológico gratuito para cães em Passo Fundo

Para conscientizar tutores sobre cuidados com visão dos cãezinhos, ocorre em Passo Fundo o atendimento oftalmológico gratuito para cães
(Crédito: Reprodução)

Com o objetivo de conscientizar os tutores para os cuidados com a visão dos seus cãezinhos, ocorre em Passo Fundo, no Norte do RS, a Campanha de Prevenção à Cegueira em Cães. A ação, que acontece durante o mês de maio, quer sensibilizar sobre a importância de manter consultas regulares ao oftalmologista veterinário. O atendimento oftalmológico gratuito para cães segue até o dia 31.

Serão disponibilizadas 180 consultas às quartas, das 13h às 18h, e aos sábados, das 9h às 17h. Podem participar os tutores que observarem qualquer sinal que possa representar um potencial problema na visão de seu amigo de quatro patas. 

Como funciona o atendimento oftalmológico gratuito para cães

Os agendamentos ocorrem pela internet, pelo site do projeto Olho de Pet, e a avaliação oftálmica é realizada na Clínica Save (Rua Bento Gonçalves, 1.022), para verificar se há alguma anormalidade.

Na primeira avaliação, o cachorrinho passa por uma aferição da pressão intraocular (glaucoma), da produção lacrimal (doença do olho seco) e análise do cristalino (catarata). 

O serviço é gratuito, mediante a doação de um pacote de ração, que deve ser levado no dia da triagem. Todas as doações serão encaminhadas ao projeto Tato, que é dedicado à causa animal, mas também executa ações com idosos, crianças e famílias em situação de vulnerabilidade social.

Como identificar um possível problema de visão do seu pet?

De acordo com o projeto Olho de Pet, existe uma série de possibilidades para que o tutor comece a identificar os sinais de problema ocular. Nesses casos, a avaliação de um especialista em oftalmologia veterinária se torna necessária. Confira algumas:

  • – Verificar se o animal apresenta secreção ocular (remela) e a parte branca do olho vermelha

  •  – Desconforto ocular, animal com olho fechado, lacrimejando e sem deixar tocar na face

  • – Pet começou a bater em obstáculos, tem dificuldade de subir e descer dos móveis ou escadas 

  • – Não localizam o local onde está a comida ou brinquedos

  • – Fazem as necessidades fisiológicas fora do seu local

  • – Pet fica encolhido em algum canto

  • – Olho mais esbranquiçado ou azulado também é um sinal importante