Luiz Carlos Borges é velado no Theatro São Pedro, em Porto Alegre

O músico Luiz Carlos Borges morreu na noite de quarta (10), aos 70 anos, devido a complicações de um aneurisma de aorta
(Crédito: Divulgação)

O músico Luiz Carlos Borges é velado no Theatro São Pedro, em Porto Alegre, nesta quinta-feira (11). O nativista morreu na noite de quarta (10), aos 70 anos, devido a complicações de um aneurisma de aorta. A cerimônia de despedida iniciou às 10h e segue aberta ao público até as 18h.

O Rio Grande do Sul deu adeus na noite desta quarta-feira (10) ao músico nativista Luiz Carlos Borges. Aos 70 anos, o artista estava internado desde o dia 29 de março no Hospital São Francisco, em Porto Alegre, por conta de problemas de aneurisma de aorta.

Tu viu?

Funcionários cobram explicações da JBS de Caxias após morte de venezuelano em vestiário

Temperaturas baixas e sol marcam o dia no RS

O artista lutava contra o problema de saúde há alguns anos. Em 2019 chegou a ficar internado por 85 dias, sendo 70 na UTI. De acordo com a família eles chegaram a ser solucionados em cirurgias anteriores, mas sem sucesso na última intervenção realizada.

Carreira de Luiz Carlos Borges

Natural de Santo Ângelo e músico desde muito pequeno, estreou sua carreira solo com “Tropa de Osso”, premiada na 9ª edição da Califórnia da Canção Nativa de Uruguaiana, em 1979. Borges participou e venceu diversos festivais, tendo atuado como jurado, idealizador e organizador do Musicanto Sul-Americano de Nativismo na cidade de Santa Rosa.

Reconhecido pelo gaúchos como um dos principais nomes da música regional, Luiz Carlos tinha 60 anos de carreira, com 35 álbuns, 269 composições e 720 gravações registradas no Ecad, o órgão responsável pela arrecadação e distribuição de direitos autorais no Brasil. 

Com um estilo próprio de conduzir e compor com a gaita, tinha como características a improvisação e a intensidade ao tocar o instrumento, mesclando referências das músicas de baile e de festivais com ritmos como o jazz, o blues e o tango.

Luiz Carlos Borges tem gravações em parceria com músicos como Yamandu Costa e Mercedes Sosa, com quem gravou “Misionera” (2019), no último álbum que a argentina lançou.

Grêmio publica homenagem ao cantor:

Confira os principais sucessos de Luiz Carlos Borges