Adolescente investigado por planejar ataque em escola de Maquiné será encaminhado à Fase

Adolescente investigado por planejar ataque em uma escola em Maquiné, será encaminhado para a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase)
Divulgação/PCRS

Após uma audiência, realizada nesta quarta-feira (12), foi determinado que o adolescente de Maquiné, no Litoral Norte, investigado por planejar ataque em uma escola, será encaminhado para a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase). Conforme a decisão da juíza Conceição Aparecida Sampaio, do Juizado Regional da Infância e Juventude de Osório, o jovem ficará internado de forma provisória durante o curso da investigação.

Tu viu?

Confirmada a quarta morte por dengue no RS em 2023
Emissão do visto de turista para os EUA fica cerca de R$ 125 mais cara a partir de 30 de maio

A medida atende ao pedido do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS). O adolescente foi detido na última terça-feira, após uma operação conjunta da Polícia Civil e Brigada Militar. As autoridades apuraram que ele planejava um ataque que poderia acontecer até sexta-feira (14), no município do litoral do RS.

Na audiência realizada nesta quarta-feira (12), foi definido que os responsáveis pelo adolescente também ficarão presos de forma preventiva. O casal foi detido em flagrante durante a operação.

O pai foi levado para a Penitenciária de Osório, enquanto a mãe foi transferida para o Presídio Feminino de Torres. Os dois devem responder por apologia e organização criminosa.

O caso tramita em sigilo. O processo envolvendo os pais segue agora para a Vara Criminal da Comarca de Osório. Com relação ao adolescente, o processo tramitará no Juizado da Infância e Juventude também do Foro local.

Relembre o caso de possível ataque a escola de Maquiné

Um adolescente de 14 anos foi apreendido, na noite de terça-feira (11), em Maquiné, no Litoral Norte, por suspeita de planejar um ataque a uma escola da cidade. Conforme o delegado Marco Antônio de Souza, do Grupamento de Operações Especiais da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), havia indícios de que o atentado ocorreria nesta quarta-feira (12).

Ainda conforme o delegado, o adolescente foi apreendido por ato análogo a terrorismo, e por admitir que planejava um ataque. Os pais do jovem também foram detidos e levados pra prestar depoimento.