Adolescente suspeito de planejar ataque a escola é apreendido em Maquiné

Adolescente suspeito de planejar ataque a escola é apreendido em Maquiné
(Crédito: Polícia Civil / Divulgação)

Um adolescente de 14 anos foi apreendido, na noite desta terça-feira (11), em Maquiné, no Litoral Norte, por suspeita de planejar um ataque a uma escola da cidade. Conforme o delegado Marco Antônio de Souza, do Grupamento de Operações Especiais da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), havia indícios de que o atentado ocorreria nesta quarta-feira (12).

Quando a gente instaurou o inquérito e começou a investigar, vimos que, realmente, um ataque na cidade de Maquiné seria iminente. As informações foram chegando e a gente percebeu que o ataque poderia ser, inclusive, na manhã desta quarta-feira”, afirmou Souza ao portal Litoral na Rede.

Tu viu?

Universidade Federal de SC inicia plantio de maconha para pesquisas na área veterinária
Abono salarial: Caixa libera consulta a lote extra de pagamentos; veja se tu tem direito

Na noite de terça, agentes da Polícia Civil e da Brigada Militar cumpriram mandado de busca e apreensão na casa onde o adolescente reside com os pais. No local, havia bandeiras e fotos nazistas e fascistas, imagens de Adolf Hitler e Benito Mussolini, simulacro de arma de fogo, facas, canivetes, fardas camufladas e capacetes.

Ainda conforme o delegado, o adolescente foi apreendido por ato análogo a terrorismo, e por admitir que planejava um ataque. Os pais do jovem também foram detidos e levados pra prestar depoimento.

A quantidade de material foi tão farta que a gente apresentou o adolescente e os pais, o pai e a mãe, à delegacia de polícia. Exatamente porque não tinha como não estar sabendo o que estava acontecendo naquela casa dada o farto material que foi apreendido. Entrevistando o pessoal na casa, a gente conseguiu descobrir que a bandeira que faz apologia ao nazismo teria sido dada pelo pai para o adolescente. Então, eles foram apresentados na delegacia, e a autoridade policial plantonista entendeu por autuar os dois maiores por apologia ao nazismo, e o menor deve ser apreendido por ato infracional análogo a terrorismo, disse o delegado em reportagem de GZH.

Investigação

As autoridades chegaram ao adolescente de Maquiné, após a apreensão de outro jovem, no Paraná, pelas polícias Civil e Federal. Conforme a polícia , o jovem gaúcho recebia orientações do paranaense.

De acordo com o delegado Bolívar Llantada, diretor da Core, a força-tarefa que levou à apreensão do adolescente de Maquiné, teve origem na apreensão do Paraná. Enquanto uma parte dos agentes planejavam a ação de prevenção, outra obteve autorização judicial para cumprir mandado de busca na casa do suspeito gaúcho.

A investigação busca, agora, descobrir se o ataque planejado para Maquiné tem ligação com outros no Brasil e com grupos neonazistas.