Reprodução/Arquivo Pessoal
A família do cantor e compositor gaúcho Lupicínio Rodrigues pede reparação à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas após 78 anos. Considerando ser uma injustiça contra o cantor, o filho de Lupicínio pede que o nome do pai seja incluído entre os indicados, na categoria de melhor trilha sonora, ao Oscar de 1945. Conforme o portal G1RS, uma carta foi enviada à principal organização de cinema do mundo.
Chuva predomina em boa parte do Estado e marcas chegam a 34ºC
Estado Maior da Restinga é a campeã do Carnaval de Porto Alegre 2023
Segundo o site de notícias, a música “Se Acaso Você Chegasse”, que é um dos maiores sucessos do cantor, fez parte da trilha sonora do filme norte-americano “Dançarina Loura” (em inglês, “Lady Let’s Dance”), do diretor Frank Woodruff, lançado em 1944. Na premiação do ano seguinte, o longa-metragem concorreu à estatueta de melhor trilha sonora. O compositor nascido em Porto Alegre não foi citado, nem nos créditos do filme, nem durante a premiação.
O caso foi descoberto durante a produção do documentário “Lupicínio Rodrigues, Confissões de um Sofredor”, dirigido por Alfredo Manevy e lançado em 2022. De acordo com a pesquisa, o cantor gaúcho chegou a assistir ao filme e ficou lisonjeado com o uso de sua composição.
A música “Se Acaso Você Chegasse”, que ganhou destaque na voz de Elza Soares na década de 1950, foi gravada pela primeira vez em 1938, em parceria com o carioca Cyro Monteiro. Elza batizou o seu disco de estreia com o título da composição de Lupicínio.
“Na singeleza e na modéstia que o pai sempre teve, tudo nos leva a crer que ele nunca tomou conhecimento deste caso. O pai universalizou sua obra mesmo na sua candura, mesmo sem ir atrás disso. A obra dele se criou por conta própria. Naquele período, um cidadão gaúcho de meia idade conquistando um patamar que não era a sua forma de vida, entrando em um ambiente totalmente fora do contexto dele, para disputar um título desta natureza, é notável”, disse Lupicínio Rodrigues Filho ao portal G1.
Lupicínio Filho ressaltou que quer qualquer indenização ou ressarcimento financeiro. O objetivo é apenas o reconhecimento, segundo o site de notícias.
“Se eles vão dar ou não o crédito devido, pouca importância tem. Porque a indicação já houve e foi um critério deles, não nosso. Estamos buscando apenas o reconhecimento. A medalha já existe, digamos assim. Só não foi entregue a quem é de direito”, completa.