Foto: Ricardo Duarte/Internacional
Além da estreia de Suárez no maior clássico do mundo, o Gre-Nal 438 conta com uma série de outros estrangeiros que irão disputar o confronto pela primeira vez. Com nove jogadores de fora do Brasil relacionados para o jogo deste domingo (05), esse Gre-Nal pode alcançar o recorde de atletas do exterior na história do clássico.
Tu Viu?
Primeiro Gre-Nal do ano traz equilíbrio entre equipes e série de invencibilidade dos dois lados
Quem ganhou e quem perdeu: veja o que rolou na abertura da 10ª rodada do Gauchão Ipiranga
Atualmente, o recorde de estrangeiros em campo no clássico é do Gre-Nal 437. No dia 23 de março de 2022, pelo Gauchão, nove jogadores nascidos no exterior entraram em campo no último encontro das equipes, na vitória de 1 a 0 do Inter. Confira os jogadores:
Inter (04): Bustos, Victor Cuesta, D’Alessandro e Bruno Méndez.
Grêmio (05): Villasanti, Kannemann, Benítez, Campaz e Orejuela.
Esse confronto ultrapassou o Gre-Nal 434, válido pelo Campeonato Brasileiro, quando nove estrangeiros foram relacionados para o jogo, mas apenas oito entraram na partida.
Desta vez, um jogador “coringa” pode quebrar o recorde para algumas interpretações: o número pode chegar a dez se considerar Mário Fernandes, brasileiro naturalizado russo, como estrangeiro. Veja quais são esses atletas relacionados para o confronto:
Grêmio (05): Kannemann, Cristaldo, Villasanti, Felipe Carballo e Luis Suárez.
Inter (04/05): Bustos, Mercado, Nico Hernández, Carlos De Pena e Mario Fernandes*.
Apesar do recorde recente, a tendência é que esse número aumente ainda mais nos clássicos futuros. Em reunião no último mês (02), a CBF acatou o pedido de alguns clubes brasileiros para aumentar o limite de estrangeiros nos elencos, passando de cinco para sete.