Senador vai instaurar CPI de manipulação de jogos do Campeonato Brasileiro

Foto: Cesar Greco/Palmeiras

Após as polêmicas geradas pelas recentes declarações de John Textor sobre supostas manipulações de resultados nas duas últimas edições do Campeonato Brasileiro, o senador Jorge Kajuru (PSD-GO) anunciou nesta terça-feira (2) que a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Manipulação dos Jogos de Futebol deverá ser estabelecida ainda este mês no Senado.

Kajuru declarou que o proprietário da SAF do Botafogo será um dos primeiros a prestar depoimento perante a comissão.

O senador ainda antecipou que ele mesmo assumirá a presidência da CPI, enquanto o senador Romário, presidente da Comissão do Esporte no Senado, ocupará o cargo de relator.

Já temos, inclusive, as primeiras convocações de dirigentes, jogadores e árbitros envolvidos e também de corruptores. Vai ser uma convocação educada primeiramente, um convite. Se não aceitar, a gente convoca. E dá mais uma chance para a pessoa. Se ela não aceita, aí é Polícia Federal. É (condução) coercitiva”, declarou Kajuru à rádio Senado.

O senador destacou que Textor será um dos primeiros a ser convocado.

John Textor falou que tem a gravação de um árbitro cobrando a propina que lhe foi prometida. Só que ele não quer apresentar o áudio. Ele foi convocado pelo STJD e vai tomar uma suspensão de no mínimo 120 dias, onde ele vai ter que sair do Brasil, não poderá assinar mais nada pelo Botafogo, nem comparecer aos estádios, se não apresentar o que ele tem. Ele falou que vai apresentar ao MP. Vai quando, cara pálida? Tem duas semanas isso já. Ele vai ser também convocado a se explicar e, tomara Deus, ele deu uma pista para nós, que quer apresentar, antes do MP, esse áudio para nós na Comissão. Isso seria ouro”, declarou Kajuru.

Conforme relatórios preliminares do Senado, 109 partidas de futebol disputadas em 2023 nas quatro divisões nacionais estão sob suspeita de manipulação para beneficiar apostadores, conforme relatório do SportRadar.

Nos últimos dois dias, John Textor fez afirmações polêmicas sobre a alegada manipulação de resultados no futebol brasileiro, ao apontar que dois jogos do Palmeiras foram manipulados: as vitórias sobre o São Paulo (5 a 0) e Fortaleza (4 a 0), nas edições do Brasileirão de 2022 e 2023.