STJ autoriza que Jairo Jorge retome suas funções como prefeito de Canoas

Foto: Divulgação/Prefeitura de Canoas

O Supremo Tribunal de Justiça (STJ), determinou nesta terça-feira (2), que o prefeito de Canoas, Jairo Jorge (PSD), está autorizado a retomar suas funções no poder Executivo da cidade. A decisão foi tomada durante uma sessão realizada pela 6ª Turma do STJ. O tribunal acatou os argumentos apresentados por Jairo e ordenou o seu imediato retorno ao cargo, do qual havia sido afastado em novembro de 2023. A decisão foi unânime.

Agora Jairo Jorge aguarda o recebimento oficial da notificação para reassumir o comando da prefeitura, um processo que poderá ocorrer entre terça ou quarta-feira (3).

Ao reassumir suas funções, Jairo planeja realizar uma análise minuciosa da gestão e propor medidas para reestruturar as finanças do município. Entre suas principais prioridades estão o fortalecimento dos serviços de saúde, a educação, a manutenção da limpeza urbana e a garantia da segurança.

“Eu preciso colocar a prefeitura em ordem. Meu foco serão as finanças públicas, para equilibrá-las”, afirmou Jairo.

Esta será a terceira vez que Jairo Jorge assume o cargo de prefeito de Canoas desde sua posse em 1º de janeiro de 2021. A primeira vez ocorreu em março de 2022, no contexto da Operação Copa Livre, que investigava alegadas irregularidades em contratos municipais. Jairo retornou ao cargo um ano depois, em março de 2023.

Passados mais sete meses, em novembro de 2023, o prefeito foi afastado pela segunda vez pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). Agora, a decisão do STJ permite seu retorno. Durante os últimos meses, a prefeitura esteve sob administração interina do vice-prefeito Nedy Vargas (PP), que cortou relações políticas com Jairo.