Primeira pessoa vacinada contra a Covid-19 no RS morre aos 102 anos

Foto: Divulgação / Governo do RS

Morreu nesta terça-feira (26), Eloína Gonçalves Born, de 102 anos, a primeira pessoa a receber a vacina contra a Covid-19 no Rio Grande do Sul. Ela residia em um lar de idosos em Porto Alegre, mas a causa da morte não foi divulgada.

No dia 18 de janeiro de 2021, Eloína se tornou um símbolo de esperança ao ser a primeira vacinada no estado, representando os idosos. Além dela, outros grupos prioritários, como indígenas, profissionais de saúde e médicos, também foram imunizados em um evento que contou com a presença de autoridades.

Na ocasião da vacinação, Eloína expressou sua alegria por receber a proteção contra o vírus que tirou a vida de milhares de pessoas. Ela compartilhou o desejo de retomar suas atividades diárias e passeios pelas ruas.

Nascida em 24 de julho de 1921, Eloína era mãe de dois filhos, um dos quais já falecido, e tinha quatro netos e três bisnetos. Ela celebrou seu centenário no Palácio Piratini, onde foi recebida pelo governador Eduardo Leite. Durante a celebração, um músico da banda da Brigada Militar entoou “Parabéns a Você”, marcando o momento especial.