Porto Alegre registra primeira morte por dengue neste ano

Foto: Divulgação/Governo RS

Porto Alegre divulgou nesta terça-feira (26), o primeiro óbito por dengue neste ano. O falecimento foi confirmado pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) após a prefeitura da Capital notificar o ocorrido durante o dia.

Além disso, uma morte ocorrida em Três de Maio, no Noroeste, também foi confirmada nesta terça, elevando para 42 o número de vítimas da doença no RS em 2024.

A mulher de 37 anos, sem comorbidades, foi a vítima em Porto Alegre, falecendo no dia 19 de março. Já em Três de Maio, um homem de 71 anos, com doença pré-existente, veio a óbito em 20 de março.

Até o momento, foram confirmados 32,9 mil casos da doença no Estado do Rio Grande do Sul somente este ano, contrastando com os 6 mil casos registrados no mesmo período em 2023.

Apenas 31 dos 497 municípios do RS não estão infestados pelo mosquito transmissor da dengue, o que representa 6,2% do total.

É crucial que a população procure atendimento médico nos serviços de saúde assim que apresentar os primeiros sintomas da dengue, que incluem febre alta, dores no corpo e nas articulações, mal-estar geral, náuseas, vômitos, diarreia e manchas vermelhas na pele, com ou sem coceira.