MP pede apuração sobre atividade de estudantes nus recebendo calouros na FURG

Foto: Reprodução

O Ministério Público (MP) solicitou à Polícia Civil que investigue uma atividade na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), na qual veteranos nus receberam calouros. O episódio, que ocorreu em 8 de março e se tornou viral nas redes sociais, está sob escrutínio após uma requisição da Câmara dos Deputados.

A Promotoria de Justiça de Rio Grande informou que o MP agiu atendendo a um pedido da Câmara dos Deputados, após a Comissão de Educação da casa aprovar uma sugestão para investigar possíveis crimes ligados à atividade dos estudantes.

A FURG declarou que já se manifestou oficialmente sobre o caso e está acompanhando os desdobramentos do caso. Na época, a reitoria da universidade expressou apoio irrestrito à atividade organizada.

Segundo o promotor Marcelho Thormann, o caso está sendo analisado pela esfera estadual, pois envolve apenas alunos, sem a participação de servidores públicos federais ligados à instituição.

A Câmara Municipal de Rio Grande também aprovou um requerimento para que o reitor da FURG prestasse esclarecimentos sobre a apresentação artística com nudez.

Relembre o ocorrido: durante a atividade, quatro pessoas nuas e com óculos escuros estavam sentadas em volta de uma mesa, em uma performance que durou 1h30. Os organizadores defendem a manifestação artística como uma provocação para reavaliar conceitos sobre arte e nudez.

A FURG afirmou que a performance atendeu aos preceitos técnicos e conceituais das artes visuais, sendo autorizada e acompanhada pelas autoridades da instituição.

A coordenação do curso de Artes Visuais destacou que a atividade não teve conotação erótica ou sexual, apenas apresentou “corpos nus em um contexto artístico”. Além disso, observou que, segundo a legislação vigente, a classificação indicativa seria livre para esse tipo de espetáculo.