Meteorologistas confirmam que tornado atingiu São Sepé na última quinta-feira

Foto: Reprodução

Meteorologistas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) confirmaram que o evento climático que atingiu o município de São Sepé, na Região Central, na última quinta-feira (21), foi um tornado. As rajadas de vento alcançaram velocidades de até 200 km/h.

Por meio da análise de mapas meteorológicos e fotografias do local afetado, especialistas da UFSM determinaram que se tratava de um tipo de tornado menos comum, mas possível durante tempestades intensas.

A área afetada localiza-se na localidade de Tupanci, na zona rural de São Sepé. Uma casa foi completamente destruída, onde dois idosos de 78 e 85 anos estavam presentes. Eles precisaram de assistência para serem resgatados da residência por volta das 3h da madrugada.

Murilo Lopes, meteorologista da UFSM, explicou ao GZH que esse tipo de tornado costuma ser de curta duração, ocorrendo rapidamente e afetando uma área limitada de alguns metros até cerca de uma centena de metros, mas com intensidade forte. Estima-se que tenha sido um tornado de categoria 2 na escala que vai de 0 a 5, o que significa ventos em torno de 200 km/h.

Os meteorologistas também esclarecem que os tornados, ao contrário dos furacões, tendem a ser menores em tamanho e duração, ocorrendo geralmente de forma mais breve e localizada.