Saguis ameaçados de extinção são recebidos no Zoológico de Sapucaia do Sul para reprodução de espécie

Foto: Divulgação/Zoológico de Guarulhos

Na última quarta-feira (28), dois saguis-da-serra-escuro, espécie ameaçada de extinção, embarcaram em um voo de Guarulhos (SP) a Porto Alegre. O objetivo? Unir-se a fêmeas no Zoológico de Sapucaia do Sul para promover a reprodução e assegurar a continuidade da espécie.

O Bairrista mais perto de ti, vivente! Ouça o Notícias na Hora do Mate, o podcast do Bairrista: Clique aqui!

Os protagonistas desta jornada, batizados de Lindo e Ursinho, são parte do Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Primatas da Mata Atlântica, coordenado pelo ICMbio. A iniciativa visa alcançar um tamanho populacional estável e aumentar a diversidade genética entre os saguis, contribuindo para a preservação da espécie.

Criados no Centro de Reabilitação de Animais Silvestres da Universidade do Vale do Paraíba, em São Paulo, esses pequenos primatas tiveram a oportunidade de viajar pelo programa Avião Solidário da LATAM. A parceria com a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB) possibilitou o transporte aéreo, que durou apenas 1 hora e 40 minutos — uma fração do tempo que levaria por terra, mais de 16 horas.

O Parque Zoológico de Sapucaia do Sul, novo lar de Lindo e Ursinho, é um santuário para cerca de 130 espécies, abrigando mais de 1.000 animais entre aves, répteis e mamíferos. Esta iniciativa não apenas enriquece a biodiversidade do parque mas também reforça o compromisso com a conservação ambiental e a proteção de espécies em risco.