Jair Bolsonaro deve prestar depoimento à PF nesta quinta-feira

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ex-presidente Jair Bolsonaro está agendado para comparecer à Polícia Federal (PF) em Brasília nesta quinta-feira (22), para depor em um inquérito que investiga a existência de uma suposta organização criminosa envolvida na tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.

O Bairrista mais perto de ti, vivente! Ouça o Notícias na Hora do Mate, o podcast do Bairrista: Clique aqui!

A defesa de Bolsonaro havia solicitado o adiamento do depoimento, condicionando a participação do ex-presidente ao acesso às mensagens recuperadas nos celulares de seus aliados, apreendidos durante a investigação.

O Supremo Tribunal Federal (STF), sob a relatoria do ministro Alexandre de Moraes, concedeu à defesa de Bolsonaro acesso integral às provas do inquérito, exceto às diligências em curso e aos anexos da delação do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens da presidência.

Apesar de um novo pedido da defesa para acesso às provas antes do depoimento, e de uma tentativa de redistribuir a investigação e anular as decisões de Moraes, ambas as solicitações foram negadas pelo STF.

A situação se torna ainda mais complexa com os pedidos de adiamento do depoimento feitos pela defesa de Bolsonaro, todos negados pelo STF, mantendo o compromisso do ex-presidente com o depoimento na data programada.