Tempo melhora, mas alertas de tempestade permanecem

Miguel Scapin/O Bairrista

Após dois dias de instabilidade, a quinta-feira (18) trará um alívio nas chuvas em parte do Rio Grande do Sul. Isso se deve ao afastamento da frente fria que atingiu o Estado e ao início da atuação de um sistema de alta pressão, que trará um tempo mais firme em algumas regiões. No entanto, ainda há áreas onde a chuva pode persistir.

O Bairrista mais perto de ti, vivente! Ouça o Notícias na Hora do Mate, o podcast do Bairrista: Clique aqui!

Nas regiões da Fronteira Oeste e Região Central, o sol brilhará entre algumas nuvens, e não são esperadas chuvas. Na Campanha e no Sul, o céu ficará nublado, com a possibilidade de garoa. Na Região Metropolitana, Serra, Norte e Litoral, as pancadas de chuva ocorrerão desde a manhã, mas com menor intensidade. Somente na Serra, onde os temporais podem ocorrer.

O Rio Grande do Sul continua sob três alertas de perigo de tempestade emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O alerta vermelho cobre a metade norte do Estado, o laranja engloba a maior parte do território gaúcho, enquanto o amarelo foca em alguns municípios das regiões Sul, Campanha e Fronteira Oeste.

Durante a madrugada de quinta-feira, a chuva começará a perder intensidade em todo o Estado, mas existe possibilidade de temporais no Extremo Norte, na divisa com Santa Catarina. As rajadas de vento podem atingir até 70 km/h no litoral, enquanto no restante do RS, o vento deve chegar a até 50 km/h.

Os maiores volumes de chuva são esperados nos municípios do Norte e Noroeste, como Vista Alegre e Vista Gaúcha, com 60 milímetros, representando até 35% da média histórica de janeiro nessas regiões.

Quanto às temperaturas, não se esperam grandes mudanças nesta quinta-feira. A mínima ocorre em São José dos Ausentes, na Serra, com 16ºC. A máxima será registrada em vários municípios, atingindo 32ºC. Porto Alegre terá uma variação térmica de 21ºC a 29ºC.

Confira a previsão do tempo para a sua região nesta quinta-feira:

Região Metropolitana: Tempo instável com pancadas de chuva na primeira metade do dia. Em Viamão, as temperaturas variam de 20°C a 29°C.

Campanha: Tempo firme com sol entre nuvens e possibilidade de garoa em alguns momentos do dia. Em Bagé, as temperaturas variam de 19°C a 27°C.

Fronteira Oeste: Tempo firme com sol entre nuvens. Em Uruguaiana, as temperaturas variam de 20°C a 30°C.

Litoral Norte: Tempo instável com pancadas de chuva a qualquer momento do dia. Em Torres, as temperaturas variam de 22°C a 26°C.

Litoral Sul: Tempo instável com pancadas de chuva a qualquer momento do dia. Em Rio Grande, as temperaturas variam de 22°C a 26°C.

Região Central: Tempo firme com sol entre nuvens e possibilidade de garoa em alguns momentos do dia. Em Santa Maria, as temperaturas variam de 22°C a 29°C.

Região Noroeste: Tempo instável com pancadas de chuva a qualquer momento do dia. Em Ijuí, as temperaturas variam de 21°C a 29°C.

Região Norte: Tempo instável com pancadas de chuva a qualquer momento do dia. Em Erechim, as temperaturas variam de 19°C a 25°C.

Região Sul: Tempo instável com pancadas de chuva a qualquer momento do dia. Em Canguçu, as temperaturas variam de 18°C a 23°C.

Serra: Tempo instável com pancadas de chuva a qualquer momento do dia. Em Bento Gonçalves, as temperaturas variam de 19°C a 27°C.