MEC divulga resultado do Enem 2023 nesta terça-feira

Foto: Marcello Casal Jr. / Agencia Brasil

O Ministério da Educação (MEC) inicia nesta terça-feira (16) a divulgação dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, realizado nos dias 5 e 12 de novembro do ano passado. Os participantes podem acessar suas notas por meio da Página do Participante, utilizando o login único da plataforma gov.br.

O Bairrista mais perto de ti, vivente! Ouça o Notícias na Hora do Mate, o podcast do Bairrista: Clique aqui!

De acordo com o MEC, as notas dos chamados “treineiros” – candidatos que fizeram o exame para autoavaliação e não para concorrer a vagas – serão disponibilizadas em março. O Enem 2023 contou com a participação de mais de 3,9 milhões de pessoas.

Além disso, o espelho com a avaliação das redações estará acessível em 90 dias após a divulgação dos resultados. O MEC enfatiza que as redações são avaliadas com base em cinco competências, podendo alcançar até 1.000 pontos, embora existam critérios que possam levar à nota zero, como fuga ao tema e não adesão à estrutura dissertativo-argumentativa.

O Enem é considerado a principal via de acesso à educação superior no Brasil, servindo como critério para participação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), no Programa Universidade para Todos (Prouni) e para obtenção de auxílios como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).