Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados
O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu na ontem (4) iniciar uma investigação contra o deputado federal André Janones (Avante-MG) por suspeita de associação criminosa e peculato. Fux estabeleceu um prazo de 60 dias para conduzir as investigações.
O Bairrista mais perto de ti, vivente!
Ouça o Notícias na Hora do Mate, o podcast do Bairrista: Clique aqui!
A Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitou a abertura do inquérito na última sexta-feira (1), com base em reportagens jornalísticas, denúncias de políticos de oposição e de ex-assessores. Essas fontes alegam que Janones teria enviado mensagens de áudio pelo WhatsApp a ex-assessores, pedindo que parte de seus salários fosse destinada a campanhas eleitorais. Os supostos fatos teriam ocorrido a partir de 2019.
O inquérito visa apurar se o deputado praticou a chamada “rachadinha”. Além disso, a Procuradoria Geral da República não descarta a possibilidade de que o deputado federal possa ter exigido vantagens econômicas indevidas diretamente dos assessores e ex-assessores como condição para manter seus cargos em comissão em seu gabinete.