CBF montará estrutura de campeão brasileiro para três equipes na última rodada

Foto: Divulgação/CBF

Na última rodada do Campeonato Brasileiro, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) está tomando medidas especiais devido à disputa pelo título entre Palmeiras, Flamengo e Atlético-MG. Apesar da liderança do Palmeiras e da alta probabilidade de conquistar o título, a CBF planeja ter a taça do Brasileirão em três locais diferentes, para respeitar a disputa dos três principais candidatos.

O Bairrista mais perto de ti, vivente!
Ouça o Notícias na Hora do Mate, o podcast do Bairrista: Clique aqui!

O Palmeiras, atual líder e com grande chance de se tornar campeão, enfrentará o Cruzeiro no Mineirão, em Belo Horizonte. O Flamengo joga contra o São Paulo no Morumbi, enquanto o Atlético-MG visita o Bahia na Arena Fonte Nova, em Salvador. Com as distâncias consideráveis entre os estádios, a CBF decidiu colocar um troféu original do Brasileirão em cada local, ao contrário de outras ligas onde uma única taça é compartilhada.

A decisão vem em respeito aos times ainda na disputa pelo título, apesar das chances do Atlético-MG e do Flamengo serem matematicamente menores. A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) calcula uma probabilidade de 99,973% de o Palmeiras se sagrar campeão nesta quarta-feira.

No entanto, o Atlético-MG precisa de uma vitória esmagadora sobre o Bahia, além de contar com uma derrota do Palmeiras, para ter alguma chance. O Flamengo enfrenta um desafio similar, precisando superar uma diferença de 16 gols no saldo contra o São Paulo.

A CBF já adotou uma estratégia semelhante no Brasileirão de 2020, quando Internacional e Flamengo tinham chances de ganhar o título na última rodada. As taças não utilizadas serão guardadas pela CBF e usadas nas edições de 2024 e 2025 do campeonato.