Retrospectiva 2023 O Bairrista: Relembre o que foi destaque em março


O ano de 2023 está chegando ao fim e, com ele, é o momento de relembrar os inúmeros acontecimentos que marcaram este período. Para isso, nós, do O Bairrista, reunimos o que foi destaque no mundo, no Brasil e no Rio Grande do Sul no “Retrospectiva 2023 O Bairrista“.

Em 365 dias vivenciamos fatos marcantes, sejam eles bons ou ruins. Em escala global o mundo assistiu a intensificação do conflito no Oriente Médio entre Israel e Palestina. Em nível nacional Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito presidente do Brasil pela terceira vez, enquanto no Rio Grande do Sul, Eduardo Leite chegou ao seu segundo mandato.

O ano no RS também foi marcado por várias tragédias ligadas ao clima, enchentes deixaram um rastro de destruição e resultaram em mais de 50 vítimas fatais, mas também mostrou a força e a solidariedade do povo gaúcho. No esporte, o astro mundial Luis Suárez agraciou à todos com seu futebol, vestindo a camisa do Grêmio. Já o rival, Internacional chegou a semifinal da Libertadores da América.

Retrospectiva de Março

O mês de março foi marcado por diversas perdas, como o baixista Canisso, que fazia parte da banda Raimundos, o compositor e humorista Juca Chaves e o gaúcho e ex-ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha.

Além disto, o terceiro mês do ano foi de polêmicas. Na política, o vereador Sandro Fantinel, de Caxias do Sul, se tornou assunto no país por conta de falas xenofóbicas proferidas no plenário contra trabalhadores baianos resgatados de condições de trabalho análogo à escravidão em Bento Gonçalves no dia 28 de fevereiro. Além disso, o médico Leandro Boldrini recebeu sua condenação pela morte do filho Bernardo Boldrini, após anos no esporte.

No esporte, o ex-jogador do Grêmio, Lucas Leiva anunciou sua aposentadoria.

Vereador de Caxias do Sul tem falas xenofóbicas contra baianos

O vereador Sandro Fantinel, de Caxias do Sul, foi acusado de quebra de decoro parlamentar após discursar contra os trabalhadores baianos resgatados de condições de trabalho análogo à escravidão em Bento Gonçalves. O discurso na tribuna da Câmara ocorreu no dia 28 de fevereiro, mas gerou consequências ao longo do mês de março.

Fantinel foi expulso do Partido Patriota no dia 1 de março. Uma votação no dia 16 de março foi feita para discutir a cassação do mandato do vereador, contudo, ele foi absolvido. Atualmente o político segue atuando legalmente como vereador do município.

Morte do Compositor e humorista Juca Chaves

Juca Chaves, reconhecido músico e humorista brasileiro, faleceu no dia 26 de março, aos 84 anos, em Salvador. Ele estava internado no hospital São Rafael, na capital baiana, onde veio a óbito devido a complicações relacionadas a problemas respiratórios.

Morre o baixista do Raimundos, Canisso

Canisso, o renomado baixista da banda de rock Raimundos, faleceu em uma segunda-feira, no dia 13 de março, aos 57 anos. Na época, o músico sofreu um desmaio, que resultou em uma queda grave, levando à sua hospitalização. No dia de seu velório foi revelado que Canisso foi vitima de um infarto.

Morre o ex-ministro gaúcho, Eliseu Padilha

No dia 13 de março, em Porto Alegre, morreu o ex-ministro Eliseu Padilha. Aos 77 anos, o político fazia tratamento contra um câncer no estômago – diagnosticado em 2018 – e estava internado no Hospital Moinhos de Vento, na Capital. O velório foi realizado no dia 15 de março no Palácio Piratini. Estiveram presentes no local os ex-governadores do Rio Grande do Sul Germano Rigotto, José Ivo Sartori, Pedro Simon e Yeda Crusius.

Leandro Boldrini condenado a 31 anos de prisão

No dia 23 de março, o médico Leandro Boldrini, acusado de ser o mentor intelectual da morte do filho Bernardo Boldrini, em abril de 2014, foi novamente condenado. Desta vez, a pena total foi de 31 anos e 8 meses de reclusão. No julgamento ficou entendido que o réu foi culpado pelo homicídio quadruplamente qualificado e por falsidade ideológica. Ele foi absolvido da acusação de ocultação de cadáver. 

Boldrini foi condenado por dois crimes. Homicídio quadruplamente qualificado – 30 anos e 8 meses de reclusão e falsidade ideológica – 1 ano de reclusão. O médico já cumpriu 10 anos de prisão. Conforme especialistas, o tempo corresponde a um terço da pena, o que daria direito a progressão de regime até o fim deste ano. Leandro havia sido condenado em 2019, mas o Júri foi anulado em 2021. Em novembro deste ano, Boldrini foi transferido de local e iniciou o cumprimento de sua pena no Presídio Regional de Santa Maria.

Lucas Leiva anuncia aposentadoria

O volante Lucas Leiva anunciou no dia 17 de março que estava deixando os gramados. A decisão foi comunicada em coletiva de imprensa com a presença do médico do Grêmio, Márcio Dornelles, que na época aconselhou o atleta a parar suas atividades físicas de alto nível devido aos problemas cardíacos, que foram apresentados em exames feitos pelo ex-atleta.

O jogador havia retornado ao Grêmio na temporada anterior, após atuar por 15 anos no futebol europeu. Porém não chegou a participar de nenhuma partida no ano de 2023. Atualmente, Lucas não está vinculado a outro cargo dentro do clube, mas esteve presente por diversas vezes em treinos da equipe.