Retrospectiva 2023 O Bairrista: Relembre o que foi destaque em abril


O ano de 2023 está chegando ao fim e, com ele, é o momento de relembrar os inúmeros acontecimentos que marcaram este período. Para isso, nós, do O Bairrista, reunimos o que foi destaque no mundo, no Brasil e no Rio Grande do Sul no “Retrospectiva 2023 O Bairrista“.

Em 365 dias vivenciamos fatos marcantes, sejam eles bons ou ruins. Em escala global o mundo assistiu a intensificação do conflito no Oriente Médio entre Israel e Palestina. Em nível nacional Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito presidente do Brasil pela terceira vez, enquanto no Rio Grande do Sul, Eduardo Leite chegou ao seu segundo mandato.

O ano no RS também foi marcado por várias tragédias ligadas ao clima, enchentes deixaram um rastro de destruição e resultaram em mais de 50 vítimas fatais, mas também mostrou a força e a solidariedade do povo gaúcho. No esporte, o astro mundial Luis Suárez agraciou à todos com seu futebol, vestindo a camisa do Grêmio. Já o rival, Internacional chegou a semifinal da Libertadores da América.

Retrospectiva de Abril

Em abril um dos maiores ídolos do país, Ayrton Senna foi declarado Patrono do Esporte Brasileiro através da Lei 14.559/2023. O meio-campista Nenê foi anunciado pelo Juventude para a disputa do Campeonato Brasileiro, onde se tornou peça fundamental. Também foi um mês de perdas, quando o cantor Reges Bolo, do hit “A Cera (Pirou o cabeção)”, morreu aos 52 anos. Também completou 15 anos do desaparecimento do Padre do Balão.

Nenê é anunciado pelo Juventude

A lista de fatos que movimentaram o mês de abril começa pelo futebol, mais precisamente no dia 12, quando mais uma vez o futebol gaúcho voltou ao holofotes nacionais. O Juventude anunciou a contratação de Nenê. O meia, que é um dos grandes personagens vascaínos da última década, fez bonito nos gramados gaúchos durante esta temporada, sendo peça importante no retorno do Juventude à Série A do Campeonato Brasileiro neste ano.

SpaceX lança foguete Starship em primeiro teste de voo orbital

No dia 20, SpaceX, empresa de Elon Musk, lançou o foguete Starship pela primeira vez. O sistema, formado por protótipos do propulsor Super Heavy e do veículo Starship, deixou a plataforma às 10h33, no horário de Brasília, durante o primeiro teste de voo orbital já feito com ambos os componentes instalados juntos. Mas, apesar de o lançamento ter sido um sucesso, alguns minutos depois o Super Heavy enfrentou problemas, que resultou em sua destruição.

Morre cantor Reges Bolo

No dia 24 de abril faleceu o cantor Reges Bolo, vocalista da banda O Surto, aos 52 anos, em Porto Alegre. A causa da morte nunca foi revelada. Famoso pelo hit “A Cera (Que me pirou o cabeção)”, a banda estourou nos anos 2000. Em 2001, o grupo fez uma apresentação no Rock in Rio, abrindo o show para a principal atração do evento na ocasião, a banda americana Red Hot Chili Peppers.

Ayrton Senna é declarado Patrono do Esporte Brasileiro

Ídolo e referência do automobilismo brasileiro e mundial, Ayrton Senna foi elevado à condição de patrono do esporte brasileiro, em lei de nº 14.559, no dia 26 de abril. “Ayrton Senna estabeleceu um novo patamar de excelência no esporte. Foi incansável na busca de ultrapassar seus próprios limites, sendo responsável por alguns dos momentos mais marcantes na memória do torcedor brasileiro”, afirmou o deputado federal Filipe Barros (PL-PR), em 2019, à época, sobre o projeto de lei.