Retrospectiva 2023 O Bairrista: Relembre o que foi destaque em fevereiro


O ano de 2023 está chegando ao fim e, com ele, é o momento de relembrar os inúmeros acontecimentos que marcaram este período. Para isso, nós, do O Bairrista, reunimos o que foi destaque no mundo, no Brasil e no Rio Grande do Sul no “Retrospectiva 2023 O Bairrista“.

Em 365 dias vivenciamos fatos marcantes, sejam eles bons ou ruins. Em escala global o mundo assistiu a intensificação do conflito no Oriente Médio entre Israel e Palestina. Em nível nacional Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito presidente do Brasil pela terceira vez, enquanto no Rio Grande do Sul, Eduardo Leite chegou ao seu segundo mandato.

O ano no RS também foi marcado por várias tragédias ligadas ao clima, enchentes deixaram um rastro de destruição e resultaram em mais de 50 vítimas fatais, mas também mostrou a força e a solidariedade do povo gaúcho. No esporte, o astro mundial Luis Suárez agraciou à todos com seu futebol, vestindo a camisa do Grêmio. Já o rival, Internacional chegou a semifinal da Libertadores da América.

Retrospectiva de Fevereiro

O mês de fevereiro começou com a impactante morte da jornalista e apresentadora Glória Maria, aos 73 anos. Durante o mês ocorreu um terremoto que atingiu Turquia e Síria deixando mais de 50 mil pessoas mortas. No esporte, LeBron James superou a marca de Kareem Abdul-Jabbar como maior pontuador na história da NBA. Já no Rio Grande do Sul, um escândalo abalou a Serra Gaúcha. As vinícolas Aurora, Cooperativa Garibaldi e Salton foram acusadas de submeter funcionários a “condições degradantes” e trabalho análogo à escravidão durante a colheita da uva.

Morte da Glória Maria

Glória Maria, jornalista e apresentadora, faleceu no dia 2 fevereiro, aos 73 anos de idade. Ela estava internada no Hospital Copa Star, no Rio de Janeiro. Glória deixou duas filhas, Maria, de 15 anos, e Laura, de 14, ambas frutos de adoções.

A jornalista lutava contra um câncer de pulmão desde 2019 e enfrentava metástases cerebrais desde 2022.

Terremoto na Turquia e Síria

Um terremoto de magnitude 7,8 atingiu a Turquia e o noroeste da Síria em 6 de fevereiro, resultando em mais de 50 mil mortes. O evento causou destruição em larga escala e recordou um tremor histórico no país em 1939, que fez 30 mil vítimas. O impacto devastador do sismo resultou no colapso e danos severos a mais de 160 mil edifícios, englobando aproximadamente 520 mil apartamentos. Na Turquia, foram cerca de 44.218 mortes confirmadas. Na Síria, foram 5.914 confirmadas.

LeBron James se torna maior pontuador da NBA

LeBron James, a estrela do Los Angeles Lakers, estabeleceu um novo recorde na NBA, ultrapassando Kareem Abdul-Jabbar como o maior pontuador da liga em jogos de temporada regular. O feito histórico ocorreu no dia 8 de fevereiro quando LeBron atingiu 38.390 pontos. O recorde anterior era de Abdul-Jabbar desde 1984, um marco que permaneceu intacto por quase 39 anos.

O recorde de pontuação nunca passou pela minha cabeça porque sempre fui um cara que passa primeiro. Sempre adorei ver o sucesso dos meus companheiros de equipe”, continuou. “Eu sei fazer cestas. Quando digo que não sou pontuador, digo no sentido de que essa nunca foi a parte do meu jogo que me define“, completou.

LeBron segue atuando na temporada de 2022/23, com 38 anos, pelo Los Angeles Lakers e tem contrato com a equipe até a temporada 2024/2025.

Vinícolas na Serra Gaúcha investigadas por manter trabalhadores em situação análoga à escravidão

Na noite de uma quarta-feira, no dia 22 de fevereiro, um total de 207 trabalhadores foram resgatados de um alojamento em Bento Gonçalves onde enfrentavam condições degradantes e trabalho análogo à escravidão, principalmente na colheita da uva. Estes trabalhadores haviam sido contratados pela empresa Fênix Serviços Administrativos e Apoio à Gestão de Saúde LTDA, que fornecia mão de obra para as vinícolas Aurora, Cooperativa Garibaldi, Salton e produtores rurais da região.

Na época, as empresas envolvidas afirmaram desconhecer as irregularidades e que operavam dentro da legalidade. Já o administrador da empresa Fênix foi preso pela polícia, porém foi liberado após pagamento de fiança. A maioria dos trabalhadores resgatados retornou à Bahia, enquanto outros optaram por permanecer no Rio Grande do Sul.