Enchente em São Borja destrói quiosques e campanha de ajuda está em andamento

Foto: Prefeitura de São Borja/Divulgação

As fortes chuvas que têm ocorrido no Rio Grande do Sul causaram uma enchente que atingiu o Cais do Porto, localizado em São Borja, na Fronteira Oeste. Nessa região, 17 quiosques foram destruídos, representando 80% da área afetada pela enchente no município. A prefeitura estima que desde o início do mês passado 1.560 pessoas foram afetadas. Agora, os comerciantes buscam ajuda financeira.

O município tem fornecido ajuda às pessoas afetadas, que estão fora de suas casas e impossibilitadas de acessar seus estabelecimentos. Elas têm recebido cestas básicas e kits de limpeza por meio do apoio do Executivo municipal.

Os 17 quiosques localizados no lado direito da rua foram completamente destruídos, enquanto os estabelecimentos do lado esquerdo continuam alagados, tornando difícil avaliar os prejuízos.

Para auxiliar os comerciantes a reconstruir seus estabelecimentos, a prefeitura de São Borja iniciou a campanha “SOS Enchente”, arrecadando doações por meio do PIX [email protected] que serão destinadas aos empresários afetados pela enchente no cais.

Segundo o prefeito, Eduardo Bonotto, a campanha beneficiará os quiosques do cais, além dos bares e restaurantes. Além disso, estão sendo planejados atrativos culturais para os próximos meses como forma de revitalizar a região afetada pelas chuvas e atrair turistas. O recurso arrecadado será destinado por unidade habitacional, com base em cadastros realizados pela equipe da administração pública do município.