São Luiz será julgado nesta semana por caso de injúria racial

Foto: Joelmir Scheleski/ EC São Luiz

Está marcado para esta terça-feira (10) o julgamento do São Luiz relacionado ao caso de injúria racial ocorrido durante uma partida contra o Pelotas, válida pela Copa FGF – Troféu Rei Pelé. O episódio aconteceu no dia 20 de setembro, quando o jogador Jader, do Lobo, relatou ter sido alvo de ofensas raciais por parte de um torcedor do alvirrubro.

O árbitro Leandro Martins Soares registrou o incidente na súmula oficial do jogo, informando que o atleta comunicou que um torcedor da equipe adversária teria o chamado de macaco. O árbitro acionou a polícia e o homem foi identificado e retirado do estádio. Posteriormente, o torcedor foi conduzido à delegacia de polícia, onde foi registrado um boletim de ocorrência.

O São Luiz foi denunciado com base no artigo que trata de atos discriminatórios relacionados a preconceito de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência. A penalidade prevista inclui uma multa aplicada ao clube e a proibição de ingresso no estádio por parte dos torcedores identificados, pelo prazo mínimo de setecentos e vinte dias. Além disso, o São Luiz também poderá perder mandos de campo.